Alagoinhas inaugura o primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa, promovendo bem-estar para a terceira idade

Foto: Roberto Fonseca

Em um evento emocionante realizado na manhã desta sexta-feira (21), o município de Alagoinhas celebrou a inauguração do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Idealizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), o equipamento tem como objetivo ser um espaço lúdico de convivência e desenvolvimento artístico, físico e intelectual, promovendo a qualidade de vida da terceira idade, iniciativa que representa um marco histórico na promoção do envelhecimento saudável para os idosos da região.

Localizado na Rua Elisário de F. Teles – Parque Alagoinhas, 52 – Centro, em frente à Escola Municipal Adalgisa Santos, o equipamento irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e está inserido no âmbito da Proteção Social Básica e na Política Municipal da Pessoa Idosa, incluindo uma parceria com o Santander.

Destinando-se à pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, o Centro busca oferecer um espaço acolhedor com atividades socioculturais e educativas, como aulas de canto, dança, música, hidroginástica, oficinas de pintura em tela, pintura em tecido e artesanatos.

Com uma arquitetura moderna e um ambiente aconchegante, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa foi inaugurado em grande estilo. Os espaços arborizados e uma área de lazer que inclui uma bela piscina com fonte de cascata, encantaram os presentes na celebração de abertura, que contou com a presença massiva da população, juntamente com idosos dos CRAS. O salão ficou lotado, com todos dançando ao som de uma apresentação musical que animou a confraternização.

Uma gama de atividades fez parte da celebração de boas-vindas ao Centro, sendo um dos destaques, a apresentação de dança das idosas participantes do Projeto do Idoso que Pinta, que Canta e que Dança. Para completar, um delicioso buffet foi disponibilizado, proporcionando momentos de sabor e alegria aos presentes.

O Secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, emocionado, destacou a importância da iniciativa. “Nós observamos o tamanho de Alagoinhas, a proporção populacional, e identificarmos que nunca existiu um Centro de Convivência para a População Idosa, um espaço onde eles pudessem interagir, se divertir, e isso nos angustiava. Então, hoje estamos entregando este presente para a população, sendo um espaço que foi desenhado com muito carinho. Com certeza é a realização de um sonho. Um sonho pessoal, inclusive”, ressaltou.

Dona Iranildes Vieira, de 73 anos, uma das participantes da confraternização, compartilhou a sua expectativa em relação ao Centro: “participei de atividades oferecidas por outros equipamentos voltados à pessoa idosa em Minas Gerais, pois minha filha mora lá. Saber que agora Alagoinhas terá seu primeiro Centro é, simplesmente, maravilhoso. A melhor notícia que poderia receber. Eu amo dançar e fiquei especialmente animada ao descobrir que este espaço também oferecerá atividades voltadas para a dança. Estou ansiosa para participar!”.

O prefeito Joaquim Neto esteve presente e elogiou o espaço. “Eu fico muito feliz, animado e, realmente, emocionado ao ver essa realização. Quero destacar o lindo trabalho e o bom gosto da Secretaria de Assistência Social ao escolher um local tão elegante e espaçoso, tudo pensado para proporcionar bem-estar aos nossos idosos”, concluiu.

Além do prefeito, diversas autoridades marcaram presença na inauguração, incluindo a deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina, o secretário de Educação Gustavo Carmo, o secretário de Comunicação Márcio Gomes, entre outros representantes dos poderes atuantes, que fizeram questão de prestigiar o momento. A Guarda Municipal também se fez presente à celebração.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Alagoinhas está entre as 30 cidades mais violentas do Brasil, aponta o Anuário da Segurança Pública

Sáb Jul 22 , 2023
Alagoinhas, foi a 25ª cidade mais violenta do país no ano passado, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados nesta quinta-feira (20), em um anuário. Este levantamento sobre violência só considera as cidades com população superior a 100 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE do ano passado, que registrou 157.864 […]

Postagens