Bahia Beer injetou quase 31 milhões de reais na economia de Alagoinhas

Edição 2024 acontece de 15 a 17 de novembro

Foto: Roberto Fonseca/Secom PMA

A segunda edição do Bahia Beer Festival – Alagoinhas já tem data para acontecer: 15 a 17 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes. Sucesso de público e de crítica, o Bahia Beer, que é realizado por uma parceria da Prefeitura Municipal de Alagoinhas com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), teve um impacto de aproximadamente 31 milhões de reais na receita do município, mais exatamente R$ 30.954.508,00.

Na noite de quarta-feira (03), um evento de lançamento promovido pela Setur-Ba, com a presença do prefeito Joaquim Neto e do Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacelar, aconteceu no SESC / Alagoinhas, quando foi apresentada uma pesquisa com os resultados da edição 2023 e o planejamento de ações da edição do Bahia Beer 2024. Também compuseram a mesa, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, o Assessor de Planejamento da Setur-Ba João Henrique Paolilo, além da rainha e da princesa do Bahia Beer, Eliana e Sthefane, respectivamente.

De acordo com os dados, que foram apresentados por João Henrique Paolilo, a atividade hoteleira de Alagoinhas teve um aumento de 60% na movimentação de hóspedes nos dias do evento, com 86% das pessoas vindo para a cidade especificamente para participar do festival. 93% dos participantes indicariam o Bahia Beer para outras pessoas e 95,6% expressaram o desejo de estarem presentes na próxima edição, deixando claro que o festival da cerveja de Alagoinhas conquistou um lugar especial no coração das pessoas.

Os números revelaram o potencial do evento para impulsionar o turismo local, com a presença de turistas vindos de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Outro levantamento positivo foi a baixa taxa de violência, indicando um ambiente positivo e acolhedor para os visitantes e moradores locais.

Entre as ações estratégicas de planejamento para a segunda edição do Bahia Beer, destaca-se as capacitações dos agentes envolvidos no trade de turismo, com o PROQUALI e TURISQUELY, a divulgação do Bahia Beer nas festas juninas da Bahia e as visitas a grandes festivais nacionais, como a presença no Festival Brasileiro da Cerveja (FBC), em Blumenau (SC), que aconteceu de 12 a 15 de março, e a confirmação da participação na XVIII Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que acontecerá em São Paulo no mês de junho. Dentre as novidades previstas para a edição de 2024, está a realização do I Congresso Norte/Nordeste sobre cerveja.

“A alta aprovação da organização, programação e produtos oferecidos durante o nosso Bahia Beer mostra que as expectativas dos participantes foram atendidas e, até mesmo, superadas. A diversidade de aspectos que mais agradaram, desde a estrutura do evento até a variedade de cervejas e serviços de alimentação, destaca o nosso cuidado em proporcionar uma experiência completa e satisfatória para os visitantes”, declarou o prefeito Joaquim Neto, salientando que o festival da cerveja de Alagoinhas não apenas promove a produção local, “mas também impulsiona toda uma cadeia econômica relacionada, como transporte, logística, comércio e reciclagem”.

Realizado na Zona Turística Caminhos do Sertão, na cidade que é a maior produtora de bebidas do Norte-Nordeste, o Bahia Beer é um dos carros-chefe do Governo da Bahia para diversificar a oferta turística, em uma abordagem estratégica para fortalecer a economia e atrair visitantes.

A importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo, empresários e sociedade civil foi ressaltada pelo Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacelar, que mencionou o protagonismo do prefeito Joaquim Neto e da deputada estadual Ludmilla Fiscina (com o projeto aprovado na Assembleia Legislativa que outorgou o título de Capital da Cerveja para Alagoinhas), na idealização do Bahia Beer.

“A Prefeitura de Alagoinhas chamou a atenção do Governo do Estado para o potencial turístico da cidade e, hoje, estamos aqui para festejar o sucesso de 2023 e projetar a edição de 2024 que, com certeza, será ainda melhor. O Bahia Beer é uma marca que o Prefeito Joaquim Neto vai deixar de sua gestão, um patrimônio para o povo dessa terra, para que nos anos futuros esse festival gere ainda mais emprego e mais renda para o povo de Alagoinhas. Estamos aqui para festejar e parabenizar a gestão municipal por essa iniciativa ,que hoje já é uma festa nacional. Estamos juntos, meus amigos!”, finalizou Secretário de Turismo da Bahia.

Com informações da Secom

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