SEMAG realiza assistência técnica Rural e análise do solo nas áreas agrícola de Alagoinhas

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), por meio do Programa Campo Forte Campo Feliz, iniciou uma série de visitas às comunidades rurais para realizar assistência técnica e coleta para análise do solo.

Para as visitas e fiscalizações das áreas, foi montada uma equipe técnica liderada pelo técnico agrícola e Zootecnista, Jean Ferraz Porto, que identificou uma série de problemas nas lavouras de hortaliças na comunidade do Saco da Lagoa. Ainda durante as analises no local, a equipe tomou as primeiras medidas de prevenção de combate às pragas, fungos e doenças com especial atenção ao coentro.

Após a análise, o técnico iniciou um processo 100% orgânico com pulverização de biofertilizante de urina de vaca que, além de defensivo agrícola, deixando as plantas mais saudáveis e resistentes a pragas e doenças, também funciona como um excelente adubo pode ser usada no tratamento de sementes, principalmente para hortaliças.

“As hortaliças pulverizadas com o biofertilizante de urina de vaca ficam mais saudáveis e resistentes a pragas como cochonilhas, pulgões, ácaros, lagartas e doenças como pinta-preta, requeima, pústula bacteriana e antracnose. O biofertilizante de urina de vaca também é rico em vários nutrientes para as plantas como: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto e molibdênio. A dosagem utilizada é de 100 ml de urina de vaca em cada 10 litros de água”, explicou o técnico agrícola.

Segundo o Diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio a Agricultura Familiar, Jessé Bicodepena o próximo passo após o resultado na análise do solo, já coletado na região será a aplicação de corretivos para o solo utilizando o calcário, além da realização de cursos e palestras orientando o agricultor a combater as pragas e assim aumentar a sua produção.

Fazem parte dessa equipe o corpo de estagiários da área do Curso Técnico Agrícola.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Emprego: Brasil registra 195,2 mil novos postos de trabalho em março

Sex Abr 28 , 2023
Abertura de empregos subiu 97,6% em relação a março do ano passado O número de empregos formais criados no Brasil teve aumento março. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados 195.171 novos postos de trabalho com carteira assinada no último mês. O […]

Postagens