Deputados federais tomam posse nesta quarta; entenda como fica configuração da bancada baiana e quem ficou de fora

Foto: Najara Araújo / Câmara dos Deputados

A Bahia elegeu cinco mulheres para o cargo de deputada federal, sendo a maior bancada feminina da história do estado. Agora, os 39 parlamentares escolhidos pelos baianos passarão pela cerimônia de posse nesta quarta-feira (1), quando, em seguida, também devem eleger a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

A bancada baiana terá 11 novos nomes para a próxima legislatura (2023-2016), tendo uma renovação de 28%. Além disso, também houve a realocação de dois deputados eleitos, que foram para o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), sendo eles: Afonso Florence (PT) e Sérgio Brito (PSD), dando espaço para Josias Gomes (PT), que já era deputado, e Charles Fernandes (PSD), que também exerceu mandato no ano passado.

Mas para a entrada de novos nomes também é preciso haver saídas. Nestas eleições, figuras conhecidas no cenário político ficaram de fora da próxima legislatura após não conseguirem sucesso nas urnas, como, por exemplo:

  • Marcelo Nilo (Republicanos): Atualmente citado para um candidatura no Tribunal de Contas do Município (TCM);
  • Igor Kannário (União): Uma das “surpresas” nas eleições de 2018, recebendo mais de 50 mil votos;
  • Dayane Pimentel (União): Há quatro anos foi considerada uma das principais candidatas bolsonaristas na Bahia, mas acabou se afastando de Bolsonaro;
  • Abílio Santana (PSC): Chegou a se licenciar do cargo em julho de 2022, dando vaga para Joceval Rodrigues, e só retornou novembro do ano passado;
  • Uldurico Júnior (MDB): Deve ser anunciado para assumir a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) do governo de Jerônimo Rodrigues (PT). (veja mais aqui)

Outras figuras não disputaram o pleito para a Câmara e buscaram se candidatar a outros cargos, é o exemplo de Cacá Leão (PP), como senador, e Ronaldo Carletto (PP) como primeiro suplente. Também tem o caso de João Roma, que se candidatou para o governo do Estado e não conseguiu vencer a disputa.

Entrando na conta de “renovação” na Câmara, os baianos elegem três deputados que nunca haviam disputado uma eleição, sendo eles: Gabriel Nunes (PSD), filho do ex-deputado Zé Nunes, Neto Carletto (PP), sobrinho do ex-deputado Ronaldo Carletto, e Roberta Roma (PL), esposa de João Roma.

Outras nomes que são novidades na Câmara, mas que já possuíam alguma experiência em eleições, são:

  • Ivoneide Caetano (PT), esposa de Luiz Caetano, atual secretário de Relações Institucionais (Serin);
  • Léo Prates (PDT), ex-deputado estadual e ex-secretário de Saúde de Salvador (SMS)
  • Ricardo Maia (MDB), ex-prefeito de Ribeira do Pombal;
  • Diego Coronel (PSD), ex-deputado estadual e filho do senador Angelo Coronel;
  • João Leão (PP), ex-deputado federal (2007-2014) e ex-governador da Bahia (2015-2023);
  • Dal (União), ex-deputado estadual;
  • Rogéria Santos (Republicanos), ex-vereadora e ex-titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPMJ);
  • Capitão Alden (PL), ex-deputado estadual.

Agora que já sabe os “medalhões” que ficaram de fora, os deputados que deixaram o cargo e os “estreantes” na Câmara, veja a lista dos deputados que tomam posse nesta quarta, na Câmara:

Avante:
Pastor Sargento Isidório.

PSD:
Otto Alencar Filho;
Antônio Brito;
Diego Coronel;
Gabriel Nunes;
Charles Fernandes;
Paulo Magalhães.

Progressistas:
Carletto Neto;
Claudio Cajado;
Mário Negromonte Júnior;
João Leão.

Republicanos:
Márcio Marinho;
Alex Santana;
Rogéria Santos.

União Brasil:
Elmar Nascimento;
Paulo Azi;
Arthur Maia;
Dal;
Leur Lomanto Jr;
José Rocha.

PL:
Roberta Roma;
Capitão Alden;
Jonga Bacelar.

PSB:
Lídice da Mata.

Podemos:
Raimundo Costa.

MDB:
Ricardo Maia.

PDT:
Léo Prates;
Félix Mendonça Júnior.

PSD:
Adolfo Viana.

Federação Brasil Esperança – PT, PC do B e PV:
Zé Neto;
Alice Portugal;
Jorge Solla;
Daniel Almeida;
Waldenor Pereira;
Josias Gomes;
João Carlos Bacelar;
Ivoneide Caetano;
Joseildo Ramos;
Valmir Assunção.

COMO FUNCIONA A POSSE?

Às 10h, os deputados de cada estado e do Distrito Federal são chamados individualmente para prestar o juramento, que é semelhante ao do presidente da República. Os parlamentares irão jurar “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Dentro de cada unidade da Federação, os parlamentares são anunciados em ordem alfabética.

Segundo a Agência Senado, depois desse compromisso, é feita a chamada e cada deputado, de pé, ratifica essa declaração, dizendo: ‘Assim o prometo’, permanecendo os demais sentados e em silêncio.

Terminada a sessão de posse, os deputados se preparam para um segundo compromisso nesta quarta-feira. É a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara, que está prevista para às 16h30.

Na quinta-feira (2), às 15 horas, deputados e senadores se reúnem, no plenário da Câmara, para uma sessão solene, que vai inaugurar oficialmente os trabalhos da nova legislatura.

Fonte: BN

Next Post

Rui Costa tenta emplacar esposa no Tribunal de Contas dos Municípios, diz jornal

Qua Fev 1 , 2023
Caso seja indicada para uma cadeira no Tribunal de Contas, a ex-primeira-dama do estado, Aline Peixoto, terá um salário mensal de R$ 41,8 mil O chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), tenta emplacar sua esposa, Aline Peixoto, para uma vaga de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. As informações são do jornal […]

Postagens