Secretaria de Educação de Alagoinhas se destaca como celeiro de excelentes profissionais

Foto: Brunno Nery

Além de oferecer um Ensino/Aprendizagem cada vez mais moderno e com maior qualidade, unindo tecnologia, recursos humanos e pedagógicos, a Secretaria de Educação de Alagoinhas (SEDUC) tem se tornado um celeiro de excelentes profissionais. Exemplo disso é a transferência do Analista de Sistemas Lindomar dos Santos para a Secretaria da Educação de Joinville, em Santa Catarina, que tem destaque no IDEB Nacional e a melhor escola pública da região Sul do país.

Formado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Lindomar entrou na SEDUC no primeiro ano da gestão Joaquim Neto, em Agosto de 2017, como estagiário na área de Tecnologia. De lá pra cá, o salto profissional do jovem de 27 anos foi cada vez maior, chegando a coordenar o processo de avaliações do programa Educar Pra Valer. “Eu fazia as análises dos resultados obtidos, alinhamento com os gestores, com a coordenadora do programa Queila Conceição, com a diretora pedagógica Suyane Pinho e com a subsecretaria Keite Lima e o secretário Gustavo Carmo”.

Sobre a ida para Joinville, Lindomar contou que ela acontecerá após um processo seletivo que envolveu   três etapas de entrevistas:  com o gerente de projetos, com o diretor de gestão de pessoas e com o secretário de Educação Diego Calegari. “A verdade é que a SEDUC de Alagoinhas me permitiu conhecer o outro lado da Educação. Aqui, pude crescer e conquistar outras habilidades”. Ele informou que já atuou no setor de matrícula e também no censo escolar, “onde aprendi sobre a importância dos dados de cada estudante ser informado de maneira correta, pois influencia diretamente no impacto do repasse de recursos do Governo Federal  e também no investimento do município nessa área”.

Foto: Brunno Nery

Segundo o Analista de Sistemas, a chegada do programa Educar pra Valer em Alagoinhas  demonstrou a relevância dos investimentos em políticas públicas educacionais. “Observei que o trabalho era muito importante, difícil e que eu tinha encontrado uma motivação extra para acreditar, ainda mais, na Educação”. Lindomar destacou a influência dos dados concretos por ele analisados nas decisões pedagógicas, o que permite à equipe de acompanhamento do programa fazer intervenções eficientes “para a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”.

Dentre as conquistas alcançadas pela Educação pública municipal sob a gestão do secretário Gustavo Carmo, o profissional destaca a implementação dos equipamentos de reconhecimento facial  no combate à evasão escolar, o novo processo de seleção de gestores, as girotecas (biblioteca móveis informatizadas), a utilização do software Luz do Saber na alfabetização dos alunos com maiores dificuldades, a realização de provas mensais de leituras e o diagnóstico externo feito constantemente pela SEDUC.

“Nós, da equipe SEDUC, desejamos que o nosso pupilo Lindomar continue fazendo a diferença por onde passar. Sentiremos falta do seu profissionalismo e alegria no ambiente de trabalho, mas nos despedimos com a certeza de que a sua participação na Educação pública de Alagoinhas foi um dos fatores preponderantes para essa nova escalada em sua carreira”, declarou o secretário da pasta Gustavo Carmo.

“Para os alunos da rede municipal, digo que a Educação é a oportunidade de se impulsionar em qualquer área desejada. Também fui aluno da rede, estudei na Escola Municipal Santa Terezinha. Nós podemos chegar a qualquer lugar, basta querer, traçar uma meta e se dedicar”. Ele lembrou que na sua época de estudante, seus pais levavam alimentos para ajudar na merenda “e hoje, no Governo Joaquim Neto,  temos um cardápio de dar inveja. No CMA,  faltava até cadeira e agora a escola tem uma excelente estrutura!”.

Por fim, Lindomar dos Santos deixou um recado para toda a comunidade: “ meu sucesso profissional também é o sucesso da minha família e assim será o de cada aluno que tem um sonho. A  família deve ser parceira da escola para que se possa alçar maiores vôos”. Ele ainda citou o filósofo Immanuel Kant, como estímulo para as novas gerações, “o  homem não é nada além daquilo que a Educação faz dele”.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Tite anuncia convocação para a Copa do Mundo 2022

Seg Nov 7 , 2022
Ao longo da passagem de Tite a frente da seleção brasileira, foram são 76 jogos, com 57 vitórias, 14 empates e cinco derrotas. O técnico Tite anunciou, nesta segunda-feira (7/11), a lista final dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo de futebol em 2022, no Catar. Os 26 convocados têm a responsabilidade de trazer o sexto título mundial […]

Postagens