Reforma Tributária pode aumentar tributos para profissionais que atuam no setor de serviços

Proposta de simplificação da malha de impostos deve ser votada no início de julho pela Câmara dos Deputados

A proposta da Reforma Tributária pode triplicar a tributação cobrada no setor de serviços. A matéria está sob análise da Câmara dos Deputados e deve ser votada no início de julho, segundo anunciou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP).

Atualmente o setor de serviço é onerado a partir do ISS (Imposto sobre Serviços, que é municipal), PIS e Cofins (tributos federais). Nas sociedades profissionais, que englobam profissões como médico, arquiteto, advogado, o ISS é fixo desde 1960, e em regra geral é de 5%. Somado esse tributo ao PIS e Cofins, a classe paga uma taxa média de 8,65%.

No entanto, a reforma prevê a criação do imposto sobre valor agregado (IVA), que pretende unificar os tributos estaduais e municipais. Apesar do plano ser de simplificação do sistema de impostos, o IVA tem valor de referência de 25%, o que pode fazer saltar a contribuição dos profissionais do setor de serviços de 8,65% para 25% .

A mudança afeta principalmente o grupo que opta pelo Imposto de Renda pelo lucro presumido. Sendo que o sistema de microempreendedores não está envolvido nas alterações da reforma.

Fonte: Metro1

Next Post

Brasil pretende eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Sáb Jun 24 , 2023
Nos últimos seis anos foram recicladas no país 33 milhões de lâmpadas fluorescentes, algo em torno de 5 milhões por ano O Brasil tem o compromisso de tirar todas as lâmpadas fluorescentes do mercado até 2025. Essa meta foi definida no ano passado na quarta reunião da Conferência das Partes (COP) da Convenção de Minamata. A […]

Postagens