CMS instala comissão para tratar da regulamentação dos motociclistas por app

A Câmara de Vereadores de Salvador instalou uma comissão temporária para tratar exclusivamente da regulamentação dos motociclistas por aplicativo

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

A Câmara de Vereadores de Salvador instalou uma comissão temporária para tratar exclusivamente da regulamentação dos motociclistas por aplicativo. O colegiado será presidido pelo vereador Átila do Congo (Patriota), que falou sobre a decisão do presidente da Casa, Carlos Muniz (PTB), de autorizar a instalação.

“Salvador sai na frente das capitais do país com esse cuidado com os trabalhadores que precisam do aplicativo. A cidade tem mais de 27 mil profissionais atuantes e muitos pontos precisam ser melhorados pelo poder público para dar mais dignidade e condições à atividade que já faz parte do cotidiano dos cidadãos. Com a comissão, teremos uma vigilância intensificada com os assuntos dos motoristas”, afirmou Átila do Congo.

Os motociclistas têm feito protestos nas últimas semanas exigindo a regulamentação. Eles também reclamaram da apreensão de motocicletas por causa da ausência de uma legislação. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que a lei municipal 9488/2019, que dispõe sobre o serviço de transporte por aplicativos em Salvador, não prevê a utilização de motocicletas, citando, em seu artigo 13, todas as características que o veículo deve possuir para atuar na cidade, especificando, inclusive, no inciso IV, que este deve ter ao menos 4 portas, ar-condicionado e capacidade máxima para sete passageiros.

A Semob tem informado que realiza diariamente ações de combate ao transporte irregular de passageiros em diversos pontos da cidade, com base na Lei Municipal 9107/2016, que dispõe sobre o combate ao transporte clandestino. Caso seja identificado algum motorista que realize a atividade irregularmente, sem que esteja devidamente credenciado junto à prefeitura, as medidas administrativas são adotadas pelas equipes de fiscalização, com multa e remoção do veículo. A Semob disse ainda que alerta aos usuários que evitem recorrer a este tipo de serviço uma vez que eles podem oferecer riscos à segurança, e orienta que optem por utilizar veículos regulamentados e devidamente vistoriados pela pasta.

Projeto 

O deputado estadual Diego Castro (PL) apresentou um projeto de lei que visa isentar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) motoristas de aplicativo de transportes. Conforme o texto protocolado, para garantir a isenção do imposto, caso sancionado, os motoristas precisam ter, no mínimo, dois anos de vínculo com a empresa de transporte particular, além da comprovação de 960 corridas por ano.

Segundo o parlamentar, “a isenção tem por finalidade a melhoria das condições de trabalho dos motoristas de aplicativo, uma vez que o veículo automotor é instrumento de trabalho dessa nova categoria de trabalhadores”. “É de suma importância explicitar, que deve existir isonomia de tratamento com os taxistas, os quais prestam serviços semelhantes à sociedade e gozam da isenção do presente imposto objeto do novo projeto de lei”, acrescenta.

Fonte: T

Next Post

Banco do Brasil permite pagamento de tributos com criptomoedas

Seg Fev 13 , 2023
Testes estão sendo feitos com startup especializada em blockchain Os correntistas do Banco do Brasil (BB) poderão pagar tributos com criptomoedas. Em fase de testes, o serviço está disponível apenas para quem tem criptoativos custodiados na Bifty, startup (empresa inovadora) especializado em blockchain (tipo de banco de dados criptografado). Com investimentos de fundos do Programa de Corporate Venture Capital do […]

Postagens