Começam as oficinas de empreendedorismo oferecidas pela SETUR/SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca

Em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) com a  Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR)  e o SEBRAE começaram a ser realizadas, nesta terça-feira (08),  oficinas de empreendedorismo destinadas a reduzir a informalidade e aumentar a competitividade nos negócios ligados ao Turismo. Alagoinhas, que faz parte da Zona Turística Caminhos do Sertão, foi a primeira cidade do interior a receber as formações, que acontecerão nos demais territórios de identidade.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com Magda Ferreira Guimarães, da SETUR/Ba, “o turismo começa quando cada um de nós acolhe a ideia do Turismo em nossa cidade. Todo mundo, de alguma forma , está envolvido com a vinda desses turistas, desde a baiana do acarajé ao guarda civil e os donos de redes hoteleiras. O que faz a diferença é a visão, pois o Turismo gera economia”

Foto: Roberto Fonseca

A secretária Iraci Gama deu  boas-vindas aos participantes das oficinas, salientando a importância do constante desenvolvimento pessoal para alcançar os objetivos. “Vou fazer 60 anos como professora e nunca páro de estudar. É uma grande oportunidade manter esse intercâmbio entre as pessoas, fortalecendo as relações. Parabéns a todos o que tiveram a disposição de virem aqui se qualificar. Aproveitem bastante!”. Iraci também fez questão de parabenizar o coordenador da Zona Turística Caminhos do Sertão, Getúlio Andrade,  pela articulação e compromisso com as oficinas.

Foto: Roberto Fonseca

Pela manhã, aconteceu a oficina Como agir de maneira empreendedora, ministrada pelo consultor do SEBRAE Mário Almeida, que tem formação em Economia, com especialidade em Varejo. “Nosso foco foi promover a ação, essencial para qualquer negócio, que é o segredo dos empreendedores de sucesso”. Ele listou algumas características imprescindíveis para quem deseja empreender, tais como ser persistente, ter meta, compromisso consigo mesmo e saber aonde quer chegar. “Saber superar os obstáculos que surgem no dia-a-dia é uma das maiores qualidades de quem obtém êxito em seus projetos”, frisou.

Foto: Roberto Fonseca

Dona de casa, com um sonho antigo de ter seu próprio negócio, Conceição Conrado foi adquirir mais conhecimentos “para ter coragem de dar esse passo importante em minha vida”. Já Leide Maria Belon de Souza trabalha no ramo de alimentos há mais de 20 anos, mas quer migrar de área. “Faço parte de uma Associação de galinha poedeira, então quero passar a empreender nessa área”.

No período da tarde, as capacitações tiveram continuidade, com a Oficina Como definir preços de venda. Na quarta-feira (09), o foco das capacitações será em Como planejar o meu negócio (8h às 12h) e Como aumentar as suas vendas (13h às 17h).

Naili de Jesus Ribeiro tem apenas 20 anos de idade, mas já tem definida a vontade de abrir uma loja de roupas e acessórios “com produtos diferenciados que não se encontra aqui. Quero trazer novidades para atrair os clientes”, confessou.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Com apoio da prefeitura, II Seminário sobre Saúde da População Negra é realizado em Alagoinhas

Ter Nov 8 , 2022
Dando continuidade as ações alusivas ao mês da Consciência Negra, será realizado nesta quarta-feira (09), no auditório da Faculdade Estácio de Alagoinhas às 09h, o II Seminário sobre Saúde da População Negra. O evento tem como público-alvo gestores, profissionais e estudantes da área de saúde. Trazendo como tema “Saúde Mental, racismo e questões de gênero”, o […]

Postagens