Alagoinhas: Seminário discute alergias alimentares e a solidão social enfrentadas por pessoas

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelas pessoas que apresentam alergias alimentares, a Vereadora Juci Cardoso junto à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), e o grupo de mães dos alérgicos de Alagoinhas realizaram ontem (07) o seminário “A solidão social das pessoas com alergias alimentares”. O evento trouxe à tona as mais diversas formas de alergias alimentares como: intolerância à lactose, alergia ao glúten, ovos, frutos do mar, amendoim, frutas secas, soja e peixe, através de depoimentos de mães de portadores dessas alergias e palestras de profissionais de saúde abordando a temática sobre diversos olhares, além da palestra da Defensora Pública, Dra Karine Costa que abordou os direitos dessas pessoas.

Para a gestora da saúde, Laína Passos, a iniciativa é formidável além de auxiliar na efetivação de políticas públicas “Ações como essa levam conhecimento à população, ajudam a desmistificar, a fazer com que o outro pratique a empatia. Essa prática leva ao diagnóstico correto e tratamento especifico, garante que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A secretária também destacou a importância de uma atenção voltada para esse público. “É necessário que haja também ações, por parte do poder público, que agreguem um fluxo eficiente e que o paciente seja assistido da melhor forma, como é o caso das ações para a realização da semana de atividade de inclusão para pessoas portadoras alergias alimentares”, explicou Laína. Desde o ano de 2021, medidas vêm sendo discutidas tanto pela Prefeitura Municipal, como pela vereadora Juci Cardoso e grupo de mães de portadores de alergias alimentares para a elaboração do Protocolo Municipal para manejo clínico e abordagem às alergias alimentares.

A ação proposta pela vereadora Juci Cardoso tem como objetivo criar estratégias para facilitação e conscientização da importância de atender as necessidades desse público. ” A questão da alergia alimentar é um debate que parece para alguns uma bobagem mas não é. É algo muito sério tem a ver com a vida das pessoas. Nós estamos construindo aqui para além da sensibilização sobre alergia alimentar, mas sim a Política Municipal de Segurança Alimentar, que representa discutir de forma mais ampla o assunto, em todo o ambiente da administração”, disse.
Estiveram presentes durante o evento a defensora pública Kamile Costa Alves, a psicóloga Michele Menezes, a representante do Grupo de Alérgicos Alagoinhas Dulsineide Araújo, a representante do Conselho Regional de Nutrição Luciana Labidel, o nutricionista Rafael Bastos e a representante da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas Silvana Sousa, remotamente.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Policiais apreendem arma de fogo, celular e motocicleta roubada, em suposto local de desmanche em Alagoinhas

Qua Jun 8 , 2022
Na noite desta terça-feira (07), guarnições do 4° BPM/Alagoinhas identificaram um local de desmanche de veículos roubados, em terreno baldio no Final de Linha da Santa Terezinha. No endereço, foi apreendido um revólver cal. 32, bem como duas motocicletas roubadas, peças de outros veículos e um celular, com restrição de roubo. Dois suspeitos, sendo um adolescente […]

Postagens