Petrobras atinge profundidade recorde em perfuração de poço

Poço conta com 7,7 mil metros de profundidade

Foto: Alexandre Gentil / Agência Petrobras

A Petrobras bateu o recorde de poço exploratório de petróleo mais profundo do Brasil, com 7,7 mil metros de profundidade. A perfuração foi na região do pré-sal da Bacia do Espírito Santo, a 145 quilômetros (km) da costa, em uma área conhecida como Monai. A notícia foi divulgada pela companhia nesta sexta-feira (10).

A perfuração também ultrapassou a maior camada de sal já perfurada no país, com 4,85 mil metros de espessura. Localizado em uma nova fronteira exploratória, a perfuração do poço Monai caracterizou-se por um cenário com expressivos desafios técnicos e alto nível de complexidade operacional.

O poço foi perfurado em um local com lâmina d’água – distância entre a superfície da água e o fundo do mar – de 2.366 metros. O recorde anterior de profundidade era do poço conhecido como Parati, um dos precursores da descoberta do pré-sal, perfurado em 2005, na Bacia de Santos, com 7.630 metros.

“O uso intensivo de tecnologia e a atuação eficiente das equipes envolvidas também permitiram que diminuíssemos em aproximadamente 50% o tempo de perfuração do poço, em comparação com a média histórica para projetos dessa natureza e complexidade, o que representa também uma redução de custos significativa. A exploração dessa nova fronteira no pré-sal da Bacia do Espírito Santo reafirma o foco da Petrobras em atuar em águas ultraprofundas por meio de parcerias com outras empresas”, destacou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen.

Diferentemente de um poço produtor de petróleo, um poço exploratório tem como objetivo obter informações sobre as características das rochas perfuradas, sua geologia, pressões existentes e presença de reservatórios com petróleo ou gás. A perfuração do poço pioneiro Monai obteve todas as informações geológicas esperadas para a avaliação adequada da área. Os dados obtidos estão sendo analisados para a definição do futuro do bloco ES-M-669.

Fonte: Metro1

Next Post

Anatel cria código numérico para uso obrigatório de empresas de telemarketing

Sáb Dez 11 , 2021
Uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicada nesta sexta-feira (10), passou a exigir que empresas que ofertam serviços por telemarketing ativo deverão usar o código 0303, a partir de 2022. De acordo com a agência, com este número, o consumidor poderá identificar as chamadas de telemarketing e decidir se quer atender a ligação. Conforme […]

Postagens