Ministério da Saúde anuncia que vacina da dengue é incorporada ao SUS

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) que incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Braisl é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

A estratégia para utilização do quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público-alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição das estratégias deve acontecer nas primeiras semanas de janeiro.

De acordo com o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro, com um esquema vacinal composto por duas doses. O imunizante tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

Fonte: Metro1

Next Post

Bolsa Família será bloqueado por irregularidade no CPF a partir de janeiro

Sex Dez 22 , 2023
Determinação busca aprimorar gestão do Programa; confira como consultar a situação do seu CPF A partir de janeiro de 2024, inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico) podem bloquear o pagamento do Programa Bolsa Família (PBF). A determinação foi divulgada por instrução normativa pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e […]

Postagens