Após viagem à China, Lula deve iniciar agenda internacional pela Europa

Viagens vão buscar atenuar o mal-estar causado pela repercussão de suas últimas declarações em torno da guerra na Ucrânia

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após a viagem à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende agora ampliar as relações internacionais em visitas à Europa, onde buscará atenuar o mal-estar causado pela repercussão de suas últimas declarações em torno da guerra na Ucrânia. A informação é da CNN.

O presidente embarca no próximo sábado (22) para Lisboa, em Portugal, e depois segue para Madri, na Espanha. No dia 6 de maio, ele vai participar da coroação do rei Charles III. A viagem para Londres não estava prevista pelo Itamaraty, mas foi decidida justamente amenizar a tensão com os europeus.

Nos últimos dias, declarações do presidente foram vistas como se o brasileiro estivesse colocando a Ucrânia como uma das responsáveis pelo conflito. Lula sugeriu ao país invadido que avalie a devolução da Crimeia com a Rússia e culpou Estados Unidos e União Europeia pelo prolongamento dos confrontos.

Em Portugal, o brasileiro vai discursar no Parlamento por ocasião do aniversário da Revolução dos Cravos. Já na Espanha, ele se reunirá com o primeiro-ministro Pedro Sánchez. Uma das intenções desse encontro é acelerar a conclusão definitiva do acordo de livre comércio UE-Mercosul, que está travado desde 2019.

Está prevista também uma viagem ao Japão, entre os dias 21 e 22 de maio, quando o presidente participará da cúpula de líderes do G-7 como convidado. No próximo mês, ainda sem data definida, Lula deve chamar países vizinhos para uma reunião no Brasil, que tem como objetivo tratar de incentivo para a retomada da Unasul –bloco de países sul-americanos fundado em 2008.

Fonte: Metro1

Next Post

Em parceria com a SESAU, o CER III que funciona na Pestalozzi iniciou a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

Ter Abr 18 , 2023
Para qualificar ainda mais os serviços prestados à população, o Centro Especializado em Reabilitação – CER III – Associação Pestalozzi de Alagoinhas, em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira (17), a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção na cidade. Durante a […]

Postagens