Conscientização, educação e gratidão marcam a Semana de Direitos Humanos

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Resgatando e conscientizando a importância do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado hoje, 10 de dezembro, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou durante os dias 05 a 10 de dezembro, a Semana dos Direitos Humanos, que destacou as ações na área dos direitos humanos em todos os contextos, abordando o desenvolvimento do poder e da dignidade de categorias historicamente vulneráveis, a preservação da memória histórica e dos pactos que asseguram a preservação de direitos.

A semana contou com diversas ações desenvolvidas por cada coordenação, a programação contempla ações sócio-educativas, formativas, de intervenção e de sensibilização sobre proteção às mulheres; políticas públicas para população LGBTQIAP+; direito da criança e do adolescente; políticas publicas para pessoas com deficiência física; entre outros. Para Rui Costa, secretário de Assistência Social, essa é uma semana muito importante. “O tema direitos humanos é amplamente estudado e discutido pela SEMAS diariamente. Colocamos em prática as políticas de acesso e executamos ações durante todo o ano para que todos esses direitos sejam garantidos. Essa semana é importante porque ela é a culminância de todo esse esforço e trabalho”, afirmou o gestor.

No que diz respeito a perspectiva racial, a Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizou, na Escola Municipal Santa Terezinha, palestra com o tema Educação Antirracista, onde foram contempladas 427 crianças do 1⁰ ao 5⁰ ano; já na perspectiva da criança e do adolescente, foi realizada a atividade da Coordenação de Políticas de Proteção da Criança e Adolescente com a temática “A Essência dos Direitos Humanos e o Direito a ter Direitos”, na Pastoral do Menor com a parceria da Comissão de Defesa e Proteção de Criança é Adolescente – OAB/ Alagoinhas, CMDCA, Pestalozzi, Casa de Passagem Belém, Samuel Costa – psicólogo, Escola Municipal Menino Jesus, Conselho Tutelar CT l e ll.

Para PCD’s foi realizada uma reunião ampliada com a Rede de Proteção que contou com a participação de 30 pessoas e a parceria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Associação das Pessoas com Deficiência, Representantes da Semas, Seduc, IfBaiano, Defensoria Pública e convidados externos. O público LGBTQIAP+ participou da ação Diagnóstico Social através da Abordagem Social Noturna (CREAS), onde foram realizadas 40 abordagens, com concessões de lanches e cesta básica. Houve também o projeto Confraternização Natalina (Projeto Parceiro do Idoso – Banco Santander) e Concessões dos gêneros alimentícios e proteína do leite. Nessa ação foram contempladas as Instituições de Longa Permanência – Lar Nova Esperança, Kayrós e Bezerra de Menezes.

A Coordenação de Políticas de Proteção a Mulher realizou a Oficina formativa Campanha do Laço Branco – Contribuições dos homens no combate e enfrentamento a violência contra a mulher, que aconteceu no 4° BPM, e contou com a presença do CRAM, Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, SECOM, Mandato da Vereadora Luma, Polícia Militar, Conselho da Pessoa com deficiência. Além adas ações efetivas, houve apresentação cultural com o Grupos Tambores Abençoado, apresentação de Dança do Projeto Juvenil, apresentação Musical – Kaua e Josué, bailarina – Letícia.

Confira as imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Amigo Pet: divulgada a errata para o Projeto de Castração

Dom Dez 11 , 2022
A Prefeitura de Alagoinhas divulgou, nesta quinta-feira (08), uma errata com um novo chamamento para o Projeto de Castração Amigo Pet. A listagem com os nomes já está disponível no site oficial do órgão. A Vigilância Epidemiológica convida aos contemplados para a apresentação dos documentos para a comprovação e validação da castração. A apresentação dos documentos acontecerá na […]

Postagens