Governo Federal adia regras sanitárias para viajantes após ataque hacker aos aplicativos do Ministério da Saúde

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Governo Federal decidiu, nesta sexta-feira (10/12), adiar em uma semana a exigência de comprovação da vacina contra a Covid-19 para viajantes que chegarem ao país por via aérea. O motivo foi um ataque hacker aos sites do Ministério de Saúde e ao app ‘Conecte Sus’, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

A página do Ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra Covid-19, fornecidos pelo Conecte SUS. As informações são da Agência Brasil.

O ‘e-Sus Notifica’ também foi alvo do ataque cibernético, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19. O Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), também foi afetado.

“O time do DataSUS está avaliando o restabelecimento da base de dados, mas a gente ainda não tem um prazo. Por precaução, vamos publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras que iniciariam amanhã”, disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

O secretário afirmou o objetivo é evitar que os brasileiros que já estão no exterior se prejudiquem por não estarem conseguindo baixar documentos que comprovem a vacinação contra o coronavírus. Rodrigo disse que o Ministério da Saúde e o serviço de armazenamento de dados tem backups, ou seja, cópias de segurança.

Fonte: Aratu On

Next Post

1° Sarau Manas, Monas e Manos reflete a diversidade e o papel do indivíduo na sociedade; universitários receberão certificado

Sex Dez 10 , 2021
No dia 15 de dezembro, próxima quarta-feira, a Praça Rui Barbosa será palco do 1° Sarau Manas, Monas e Manos, realizado pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), que promoverá palestras com temas urgentes, em especial, para o público […]

Postagens