Em Sobral, prefeito Joaquim Neto assina adesão a programa de formação de lideranças educacionais

Foto: Secretaria Municipal da Educação

A prefeitura de Alagoinhas segue firme no fortalecimento do ensino-aprendizagem da rede municipal, e uma das ações é a parceria com a Fundação Lemann, instituição que presta cooperação técnica gratuita nas áreas pedagógica e de gestão, tendo como base a  experiência do município de Sobral, no estado do Ceará, o 1º colocado no país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica _ IDEB.

Após obter destaque no estado pelo excelente desempenho no “ Educar pra Valer” – outro programa que está sendo desenvolvido junto com a fundação – , a prefeitura ampliou essa parceria com a adesão, nesta semana, ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais que o Centro Lemann passará a oferecer gratuitamente, para um grupo selecionado de municípios, a partir de 2022.

Acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, e da subsecretária da pasta, Keite Lima, o prefeito Joaquim Neto assinou o termo de adesão durante o Encontro de Prefeitos pela Equidade na Educação, realizado pelo Centro Lemann,  com participação de 32 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, nesta quinta e sexta (09 e 10 de Dezembro). Da Bahia, os gestores de Alagoinhas estavam ao lado das equipes de Mata de São João e Camaçari, as duas outras das 417 cidades do estado selecionadas pela fundação, cujo critério foi o interesse e o desenvolvimento na Educação.

Destinado a secretários de educação, técnicos que acompanham as escolas e diretores escolares, o novo programa buscar apoiá-los a repensar suas crenças, valores e atitudes, ampliar seu compromisso com a equidade, desenvolver visão sistêmica e fortalecer sua capacidade técnica na área da gestão.

Durante os dois dias do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a iniciativa, interagir com a experiência de Sobral e debater sobre as desigualdades acirradas pela pandemia, com vistas a desnaturalizar o fracasso escolar e se comprometer com a promoção de aprendizagem e desenvolvimento integral com equidade para cada estudante da sua rede. O evento também teve como objetivo ampliar a compreensão das prefeitas e dos prefeitos sobre a importância de fortalecer as lideranças educacionais de seus municípios para alcançar esse objetivo.

“Estar nesse encontro em Sobral, cidade número 1 da Educação do Brasil, partilhando experiências com líderes municipais e pesquisadores, e a adesão a programas como esse, nos traz mais possibilidades de desenvolver ações que permitam consolidar a equidade como princípio de gestão escolar, e melhorar ainda mais a qualidade de ensino em nosso município”, disse o prefeito Joaquim Neto.

“ E nesse sentido, contamos com cada gestor, professor, técnico, enfim, cada membro da sociedade, porque a escola é feita por todos nós. Equidade é dar o que cada um precisa, e a discussão sobre o papel de cada um nesse espaço é de fundamental importância para que tenhamos um ambiente onde o conhecimento e a sua transmissão, seja de fato aquilo que move nossas escolas, e garantirmos avanços conforme a realidade de cada estudante”, completou o titular da Secretaria Municipal da Educação, Gustavo Carmo.

Fotos: Secretaria Municipal da Educação

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Inhambupe: Policiais do Quarto Batalhão recuperam veículo roubado

Sex Dez 10 , 2021
  Na manhã desta quinta-feira (09), policiais da 4ª CIA – Inhambupe – recuperaram veículo na ladeira do tabuleiro, na zona rural de Inhambupe, após receber denúncia de que no Povoado Ladeira do Tabuleiro havia um veículo Fiat Uno cujas identificações estavam clonadas. Ao localizar o veículo, procedeu-se a abordagem, visando aos procedimentos de Identificação veicular, […]

Postagens