A semana começa, em Alagoinhas, com uma intensa programação da campanha Setembro Amarelo

Foto: Roberto Fonseca

A programação preparada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) para o Setembro Amarelo tem mobilizado a sociedade alagoinhense em torno da importância do afeto e do cuidado no combate à depressão, uma das principais causas do suicídio. Com ações diversificadas nos equipamentos de proteção social, a terceira semana do mês começou com atividades diversas, na zona urbana e rural.

Divulgação

Na segunda-feira (13),  a “Caixinha dos Sentimentos” foi uma das ferramentas utilizadas durante a Sala de Acolhimento do CRAM, para que as assistidas pudessem compartilhar melhor suas emoções, a partir  da pergunta norteadora “o que você está sentindo?”. Com o uso desse dispositivo, cada uma recebeu  uma mensagem de motivação, trazendo clareza e incentivo para suas questões pessoais.

Divulgação

Já no CRAS de Nova Brasília, os adolescentes  do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da construção da “Árvore da Vida”, o que proporcionou um diálogo sobre sentimentos e desejos, fortalecendo a autoestima, o bem estar e o cuidado na juventude.

Divulgação

Ainda na segunda, aconteceu a “Ciranda do Cuidado”, na comunidade do Cangula, com o objetivo de provocar reflexões sobre  sexismo, machismo,  patriarcado e a relação de tais temas com  a ideação suicida, a autolesão e na ocorrência fatal do suicídio. O encontro contou com a contribuição do pós-doutor em Psicologia Moacir Lira. Também foi feita a apresentação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, acentuando de que forma ela pode contribuir na  valorização e fortalecimento da vida.

Foto: Roberto Fonseca

O CRAS Itinerante esteve na comunidade do Calu, nesta terça-feira (14), apresentando os serviços oferecidos pelo equipamento de proteção social, criado pela secretária da pasta Ludmilla Fiscina, “para que a gente pudesse atender as pessoas que não podem se deslocar até uma das quatro unidades do CRAS, democratizando a oferta dos serviços e indo em direção à população”.

Foto: Roberto Fonseca

O encontro em Calu contou com o apoio da Associação de Moradores, onde as atividades foram realizadas, com a apresentação do programa Qualifica Alagoinhas e esclarecimentos sobre o Cad único. O Programa Criança Feliz também participou da ação, com uma fala da supervisora Gabriela do Nascimento Carvalho, que chamou a atenção sobre a valorização das pequenas ações cotidianas e a importância de manter o pensamento positivo “como o girassol que sempre busca pela luz do sol”.

Divulgação

Enquanto isso, na sede da SEMAS, foi realizado um bate-papo com os usuários que aguardavam atendimento, abordando a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, com contribuições da psicóloga Emanuele Lopes, diretora de Inclusão e Promoção Social.

Na quarta-feira (15), a programação do Setembro Amarelo contará com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde, durante a Árvore de Valorização à Vida, no CRAM, às 14h. Confira as demais atividades ao longo dessa semana:

15 de setembro -9h Encontro do Cuidado: O despertar do afeto CRAS Boa União
15 de setembro – 09h Blitz de Valorização da Vida Unidade Descentralizada do Cadastro Único
16 de setembro – 09h Ciranda do Cuidado Itinerante Atividade Itinerante / CRAM
16 de setembro – 09h Ciranda do Cuidado: Valorização da vida e prevenção ao suicídio CRAS Praça do CEU
17 de setembro – 08h às 16h Painel de Valorização da Vida CRAM
17 de setembro Ciranda do Cuidador: Grupo de Crianças do SCFV CRAS Nova Brasília

Obs: Cronograma sujeito a alterações

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Covid: 20 municípios baianos se anteciparam e começaram a aplicar terceira dose

Qua Set 15 , 2021
Vinte municípios baianos se anteciparam ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) e avançaram na Campanha de Imunização contra a Covid-19, com a aplicação da terceira dose. Em todo o Estado, 44.407 doses do imunizante contra o Coronavírus foram distribuídas e 30% do total foram aplicadas, equivalendo a 13.583 doses. As informações são da Secretaria […]

Postagens