Alagoinhas: Jorge da Farinha toma posse como novo secretário de Governo

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

Uma das mais importantes lideranças políticas locais, o vereador licenciado, Jorge Gonçalves, o “Jorge da Farinha”, retorna ao primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, à frente da Secretaria de Governo (SEGOV).

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

O novo secretário, que já possui mais de 17 anos de vida pública, assinou o termo de posse na noite desta quarta-feira (1º), no Hotel Absolar, em cerimônia comandada pelo prefeito Joaquim Neto. Além de Jorge da Farinha, o chefe do Executivo Municipal também dividiu a mesa com o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos (SESEP), Roberto Torres, o presidente da Câmara, José Cleto, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, e o ex-secretário da SEGOV, André Barros, que deu as boas -vindas e elogiou a escolha do novo gestor. “A vinda de nosso amigo Jorge da Farinha ao governo traz para a gente um novo horizonte, ele possui uma relação muito maior com o legislativo, e isso nos deixa muito mais confortável em passar o bastão, porque sabemos que daqui pra frente [o trabalho] será muito bem tocado”, disse.

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

Também participaram do evento secretários, vereadores da base do governo municipal e da oposição, a ex-prefeita de Araçás, Maria das Graças Trindade, o suplente do Partido Liberal (PL) Osmário Carneiro,  que vai ocupar o cargo do secretário na Câmara Municipal, o político alagoinhense, João Rabelo, familiares e apoiadores de Jorge da Farinha.

Pasta estratégica e central na gestão da cidade, entre as atribuições da SEGOV estão a de dialogar com todas as lideranças políticas, sejam elas apoiadoras do executivo municipal, ou não. É também papel do secretário municipal de Governo intermediar a comunicação entre os demais secretários, fazer a interlocução com a sociedade civil, e  acompanhar todos os documentos afetos ao relacionamento com o Poder Legislativo, como as tramitações de Projetos de Lei de autoria do Executivo que poderão ser transformados em leis, convênios, decretos e a publicação destes documentos.

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, a notória habilidade para o diálogo e o trânsito entre diferentes campos políticos foram as principais razões para a escolha. Ele agradeceu fortemente ao empenho de André Barros e ressaltou que a experiência política do novo secretário vai contribuir para manter a integração do governo e possibilitar uma articulação ainda maior. “ Áreas que ele domina muito bem, por conta das boas relações que construiu em cinco mandatos de vereador e durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. A alternância é útil para democracia, e o governo precisa muito dessa integração para que Alagoinhas continue se desenvolvendo”, disse Joaquim Neto, que também agradeceu o apoio à nomeação e às presenças dos vereadores da oposição Thor de Ninha, Juci Cardoso e Luciano Almeida.

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

Em seu primeiro discurso como gestor da Secretaria de Governo, Jorge da Farinha agradeceu pela oportunidade e pela confiança depositada. “Esse é mais um desafio que assumo no Governo Joaquim Neto e me sinto feliz pela confiança. Darei continuidade ao trabalho que André Barros vinha fazendo, com a certeza de que contarei com o suporte de todos os secretários, do Grupo da Farinha e do prefeito Joaquim Neto”, declarou.

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

Nascido na comunidade do Espinho, zona rural de Alagoinhas, Jorge da Farinha traz no currículo cinco mandatos seguidos como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2004, como o vereador mais voltado do partido PTC. Ao longo da carreira política foi vice-presidente da Câmara (2007-2008), presidente da Câmara (2009-2010),  líder da oposição, líder do governo por três vezes, secretário municipal de Agricultura (2015 – 2016), e secretário de Relações Institucionais nos anos de 2019 e 2020.

 

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Vacinação Covid-19: confira o público desta quinta (2), em Alagoinhas

Qui Set 2 , 2021
A Prefeitura de Alagoinhas continua vacinando com a segunda dose contra a Covid-19, nesta quinta-feira (2), das 8h às 12h, no Estádio Carneirão. A dose de reforço será aplicada em pessoas vacinadas com a AstraZeneca/Oxford até o dia 10 de junho, com a Pfizer/BioNTech até o dia 16 de junho e com a Coronavac/Butantan até o […]

Postagens