Justiça derruba liminar da ViaBahia contra redução de tarifas de pedágio

Decisão foi proferida nesta sexta-feira; concessionária diz que vai recorrer da decisão

Foto: Viabahia

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou uma liminar que impedia a redução de tarifa em seis praças de pedágio administradas pela ViaBahia nas BRs 116 e 324. A decisão, proferida nesta sexta-feira (27), atende a um pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em nota, a concessionária informou que recorrerá judicialmente quando for notificada (leia nota mais abaixo).

Em seu despacho, o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão afirma que a aplicação da redução tarifária em desfavor da ViaBahia decorre da apuração de inexecuções de obras que impactam na tarifa cobrada.

“Conforme demonstrado pela ANTT, a Via Bahia deixou de executar cerca de 74% das obrigações originais do contrato, até o 10º ano de concessão. Assim, manter a tarifa cobrada, sem o desconto de reequilíbrio, viola o princípio da modicidade tarifária, provocando o enriquecimento da Concessionária, que não vem prestando o serviço público nos termos em que contratado”, assinala o magistrado,para quem a ANTT deve retomar o cumprimento do contrato e exercer seu poder regulatório e fiscalizatório segundo a legislação em vigor.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, usou uma rede social para comemorar a decisão. “Uma boa notícia para os baianos começarem bem o fim de semana […] BBMP”, escreveu, em alusão ao grito da torcida do Esporte Clube Bahia”, escreveu.

Leia a íntegra da nota enviada pela ViaBahia

“A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A informa que, quando for oficialmente notificada, recorrerá contra a mais recente decisão judicial que reduziu as tarifas de pedágio, pois tal decisão não condiz com a real situação do contrato.  A concessionária está à disposição para explicar todo o imbróglio judicial e continuará lutando para assegurar a realização dos reequilíbrios previstos no contrato que não foram realizados desde 2014. Ao mesmo tempo, a VIABAHIA trabalha para garantir, como sempre tem feito, os serviços fundamentais e a segurança aos motoristas e usuários das rodovias que administra.”

Fonte: Metro1

Next Post

Cachorro inteligente sai para passear e consegue abrir portão de casa sozinho ao voltar; veja vídeo

Sáb Ago 28 , 2021
Depois que um cachorro viralizou nas redes sociais ao tocar a campainha para que alguém abrisse o portão para que ele entrasse em casa, o vídeo de um cãozinho que consegue fazer o serviço sozinho se espalhou e deixou os internautas impressionados. O cachorrinho inteligente mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e o […]

Postagens