Revisão do CadÚnico exclui 1,7 milhão de famílias unipessoais do Bolsa Família

Ministério do Desenvolvimento Social afirma que a meta para 2024 é revisar ao menos 4,7 milhões de registros no CadÚnico

Foto: Roberta Aline/MDS

Foram retiradas 1,7 milhão de famílias unipessoais do programa Bolsa Família após uma revisão do CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A revisão identificou que essas pessoas recebiam o benefício de forma irregular ou integravam um núcleo familiar maior do que constava em seus cadastros.

O número de famílias unipessoais no programa havia crescido exponencialmente nos últimos anos, passando de 1,84 milhão em dezembro de 2018 para 5,88 milhões em 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. A revisão, iniciada em 2023, identificou que nem todas essas famílias atendiam aos critérios para receber o benefício.

Em 2023, 3,4 milhões de famílias que não atendiam aos critérios do programa foram excluídas do Bolsa Família, enquanto outras 2,9 milhões foram incluídas. O Ministério do Desenvolvimento Social afirma que a meta para 2024 é revisar ao menos 4,7 milhões de registros no CadÚnico, dos quais 1,7 milhão de beneficiários do Bolsa Família.

O objetivo da revisão não é cortar o número de beneficiários, mas sim garantir que o programa atenda às pessoas que realmente precisam, de acordo com o Ministério. A pasta ressalta que a atualização dos dados do CadÚnico é fundamental para a correta gestão dos programas sociais do governo.

Fonte: Metro1

Next Post

Atlético de Alagoinhas demite técnico Zé Carlos; Auxiliar técnico assume o comando

Seg Fev 5 , 2024
O Atlético de Alagoinhas anunciou a demissão do treinador Zé Carlos e do preparador físico Brenno Alecksander, na manhã deste domingo (4). O clube agradeceu os serviços prestados em comunicado oficial no instagram. O Atlético amarga a última colocação do Campeonato Baiano, somando 4 pontos conquistados junto ao Bahia de Feira, penúltimo colocado. Em cinco rodadas, […]

Postagens