Especialistas alertam para segurança em piscinas, praias e rios

Saiba como evitar afogamentos e reagir em situações de risco

Bombeiros alertam para os cuidados nas praias durante o verão. Crédito: Divulgação/SSP

As férias escolares e as altas temperaturas registradas no verão propiciam um aumento do público em praias, rios e piscinas e, consequentemente, exigem uma atenção redobrada para evitar casos de afogamento. As recomendações do Corpo de Bombeiros da Bahia vão da escolha de lugares guarnecidos com agentes salva-vidas a utilização de coletes apropriados no lugar de boias, que costumam apresentar uma falsa sensação de segurança.

A busca por praias que têm guarda-vidas à disposição dos banhistas é a primeira recomendação do tenente Tarcisio Rizzeto, do 13° Batalhão de Bombeiros Militar. Isso porque os agentes possuem experiência necessária para sinalizar os pontos de maior risco de afogamento. “Ao chegar no local, é recomendado procurar o posto de guarda-vidas e se informar acerca do melhor lugar para banho”, explica o tenente.

Em rios e piscinas, locais que não costumar apresentar um posto de guarda-vidas, a principal recomendação é não ingerir bebidas alcóolicas por causa da correnteza. O ideal é tomar banho com outra pessoa e evitar que o nível da água nunca passe do umbigo.

A utilização de boias, colchões infláveis e bolas de ar podem apresentar uma falsa sensação de segurança e, por isso, deve ser evitada. “O ideal é que se utilize o colete salva-vidas”, diz Tarcisio Rizzeto.

Atenção dobrada com crianças

Mais indefesas, as crianças devem ser vigiadas ininterruptamente quando estiverem em praias, piscinas e rios. A orientação é que fiquem, no máximo, um braço de distância do responsável e devem utilizar coletes salva-vidas. “Muitas boias trazem falsa sensação de segurança e podem gerar muitos acidentes com resultado afogamento, além de que, muitas vezes, por estarem de boias, a vigilância sobre as crianças diminui, acreditando-se que estejam seguras”, explica Rizzeto.

As piscinas devem ser cercadas, com restrição de acesso indesejado de crianças. Além disso, qualquer recipiente que acumule água, a exemplo de bacias, baldes e caixas d’água devem estar longe do alcance de crianças.

Segundo a médica intensivista pediatra Lara Torreão, crianças com idade menor a quatro anos são mais suscetíveis a afogamentos. Crianças com menos de dois anos são mais indefesas, especialmente em água doce. “A criança pequena pode se afogar em piscina, rios e até mesmo em baldes. Menores de dois anos, por exemplo, podem vítimas de afogamento em balde por causa da curiosidade”, diz Torreão.

Ainda conforme Torreão, a maior causa de afogamentos de crianças é a falta de supervisão dos responsáveis, principalmente em locais movimentados. “Em encontros com muitas pessoas, rapidamente os responsáveis podem perder o olhar, o que facilita o desejo de experimentar a piscina”, afirma, ressaltando que muitos casos também acontecem fora da própria residência e da necessidade da vigilância ininterruptamente.

Next Post

ALAGOINHAS : Um inicio de ano com quatro mortes em Alagoinhas

Qua Jan 3 , 2024
Um inicio de ano com algumas mortes de formas diferentes em Alagoinhas, um afogamento, um suicídio, uma morte natural e a morte do ex presidente da ACIA,  Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas. Na segunda feira ( 01 ) chega a informação de um afogamento na Praia do Conde, um jovem natural de Alagoinhas morador do […]

Postagens