Base de Jerônimo enfrenta desafio de unificar candidaturas em Alagoinhas para confrontar ex-prefeito

Gustavo Carmo (PSD) e Radiovaldo Costa (PT) prometem ter candidatura única para competir contra o ex-prefeito Paulo Cezar em 2024

Foto: Reprodução/Redes sociais

A 123 quilômetros de distância da capital baiana, a cidade de Alagoinhas se prepara para a disputa pela gestão municipal em 2024. O embate se delineia entre os apoiadores do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito Paulo Cezar Simões. Este último, com planos de deixar o Solidariedade, para se filiar ao União Brasil como parte de sua intenção de concorrer à prefeitura.

O atual prefeito é Joaquim Neto (PSD), reeleito em 2020 com 38,23% dos votos válidos. Como já está em seu segundo mandato, não pode concorrer novamente. Assim, escolheu o atual secretário da Educação de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), para sucedê-lo.

Gustavo Carmo, ex-vereador da cidade e filho do ex-prefeito Judélio Carmo, teve seu sucessor na Secretaria de Educação anunciado pelo prefeito na última sexta-feira (8). O selecionado é Marcos Amorim, um funcionário de carreira da referida secretaria, que assumirá o cargo quando o pré-candidato do PSD for legalmente obrigado a deixá-lo.

O PSD faz parte da base estadual do PT, que também lançou sua pré-candidatura para a cidade. Ex-vereador e atual diretor do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (SindiPetro-BA), Radiovaldo Costa quer tentar pela terceira vez a prefeitura de Alagoinhas. O objetivo do grupo é conseguir uma candidatura unificada para enfrentar o ex-prefeito Paulo Cezar.

Ao Metro1, Gustavo Carmo confirmou a intenção de unidade e ainda salientou que o PSD está em diálogo constante com a federação PT, PV e PCdoB. “Estamos com a pré-candidatura posta com o apoio do prefeito Joaquim Neto e estamos na busca de uma candidatura unificada e acreditamos que é muito possível”, afirmou, ao salientar que historicamente as legendas PSD-PT são adversárias políticas.

Segundo Radiovaldo Costa, até março, o grupo irá definir a cabeça de chapa para as eleições municipais, a partir de quem estiver mais forte politicamente na cidade. “Nós estamos tocando a nossa candidatura, mas estamos conversando, tentando fazer uma composição, tentando unir forças e consequentemente disputar de forma unificada a eleição contra o outro pré-candidato Paulo Cezar”, disse o petista, ao Metro1.

Liderança forte em Alagoinhas, o ex-prefeito e atual deputado federal Joseildo Ramos (PT) descartou a possibilidade de disputar a prefeitura novamente e analisou o cenário político do Município. “A oposição vem com um ex-prefeito que é o Paulo Cezar. Ele está na frente nas últimas pesquisas com 41%. Ocorre que a soma dos dois candidatos que vêm em segundo e terceiro, que são os dois pré-candidatos do PT e do prefeito, somam aproximadamente 38/39. Portanto, aritmeticamente estaríamos empatados, mas essas coisas não se dão como se fosse uma ciência exata. Me parece que a disputa vai ser muito pegada”, pontuou.

Do outro lado

Com grandes chances de ir para o União Brasil, Paulo Cezar foi prefeito do município entre os anos de 2009 e 2016. Na última eleição municipal, em 2020, ele tentou voltar à prefeitura, mas ficou atrás de Joaquim Neto com um total de 36,54% dos votos válidos.

O pré-candidato previu ao Metro1 que a disputa na cidade será acirrada. “Eleição muito difícil, não tenho dúvida disso. Não existe eleição fácil em lugar nenhum. A disputa está boa. Eu espero que a experiência de vida que eu tenho hoje, duas vezes deputado, duas vezes prefeito, possa trazer muito mais para Alagoinhas do que trouxemos no passado”, ressaltou.

Next Post

Operação de segurança é iniciada na Central de Abastecimento em Alagoinhas

Ter Dez 12 , 2023
Buscando manter a segurança dos permissionários, clientes e transeuntes, estão sendo realizadas, na Central de Abastecimento, ações de segurança contra crimes: Operação Final de Ano. A ação conta com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal. Por meio de abordagens preventivas e para garantir a segurança da população que frequenta a feira […]

Postagens