Censo 2025 terá perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero

IBGE chegou a testar perguntas sobre o tema, mas houve baixo número de respostas

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A partir de janeiro de 2024, todas as pesquisas do IBGE que falem diretamente com pessoas vão passar a incluir a orientação sexual e identidade de gênero, é o que garante Cimar Azeredo Pereira, diretor de pesquisa do instituto.

Está prevista para 2025 uma contagem com essas perguntas e, no próximo Censo, será feito. O Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, referência para a taxa de desemprego), inicia a partir de janeiro um levantamento incluindo perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero.

O IBGE chegou a testar perguntas sobre o tema em estatísticas experimentais e na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mas houve baixo número de respostas, é o que explica Cimar sobre não inclusão das questões no Censo 2022. Um grupo de trabalho foi criado para discutir a melhor forma de apresentar a pergunta no questionário que será feito à população.

Para Maria Lúcia Vieira, integrante do GT sobre identidade de gênero e sexualidade, existe uma proposta inicial de perguntas, mas esbarra em alguns problemas envolvendo os termos utilizados no questionário.

“Temos limitações para fazer determinadas perguntas, como com o termo cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero designado no nascimento, associado ao sexo biológico). É o correto, mas não é um termo conhecido em muitos lugares do país. Na proposta, não usamos os termos cis e trans, mas queremos usar na divulgação, para que passem a ser mais conhecidos e nós possamos incluir no questionário”, conta Vieira.

Fonte: Metro1

Next Post

Aneel mantém bandeira tarifária verde para novembro

Sáb Out 28 , 2023
Contas de luz estão sem cobrança extra desde abril de 2022 O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A conta de luz está sem essas […]

Postagens