Boletim epidemiológico: Alagoinhas registra 03 casos de meningite

Foto: Reprodução

De 1º de janeiro a 01 de setembro de 2023 foram notificados 14 casos suspeitos de meningite em Alagoinhas. Do total de pacientes notificados, 11 foram descartados, 3 foram confirmados com a doença, sendo eles 02 homens um com 44 anos (meningite não especificada) e um com 20 anos (meningite por streptococcus pneumoniae), e 01 mulher com 24 anos (neisseria meningititidis). Nenhum caso encontram-se em processo de investigação, assim como nenhum óbito por meningite foi registrado em Alagoinhas.

A VIEP reforça que a melhor forma de prevenir a doença é através da vacina. Na rede pública estão disponíveis para crianças menores de 1 ano até 4 anos, as vacinas Pneumocócica 10 Valente Conjugada, Meningocócica C Conjugada, Pentavalente e BCG, que protegem contra alguns tipos de meningite bacteriana. A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020 para as idades de 11 e 14 anos.

No ano de 2022, Alagoinhas atingiu cobertura vacinal (CV) de 62,03% para a vacina Meningococica C conjugada, ficando abaixo da meta preconizada (95%). Em 2023, a CV a está em 49,29% (até a data analisada), mantendo o mesmo padrão quando comparado ao ano anterior. O aumento do número de pessoas suscetíveis devido a coberturas vacinais inadequadas dificulta o controle das doenças imunopreviníveis, favorecendo a ocorrência de surtos e epidemias, e elevação da morbimortalidade.

Fonte:SECOM Alagoinhas

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas dá posse a novos servidores aprovados no Concurso Público

Sáb Set 2 , 2023
Nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Alagoinhas deu posse aos novos servidores aprovados no Concurso Público 002/2019. Os profissionais foram recepcionados pelo vice-prefeito Roberto Torres, representando o prefeito Joaquim Neto, e a sub-secretária municipal de Educação Keite Maria, representando o secretário Gustavo Carmo. Os novos servidores foram aprovados no cargo professor nível 1 – séries iniciais […]

Postagens