Taxa de desemprego sobe para 8,8% no primeiro trimestre, diz IBGE

A Bahia está em primeiro lugar no ranking, com taxa de 14,4%

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2023 foi de 8,8% no Brasil, o que representa uma alta de 0,9 ponto percentual em comparação ao quarto trimestre de 2022, quando o índice ficou em 7,9%. No entanto, há queda de 2,4 ponto na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (19).

A Bahia está em primeiro lugar no ranking, com taxa de 14,4%, seguida de Pernambuco (14,1%) e Amapá (12,2%). As menores taxas de desocupação estão em Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%) e Mato Grosso (4,5%).

A taxa aumentou em 16 das 27 Unidades da Federação e manteve-se estável nas outras 11, em relação ao trimestre anterior.

Recortes
Em relação ao sexo, a taxa foi de 7,2% para os homens e 10,8% para as mulheres no primeiro trimestre de 2023.

Já por cor ou raça, branços ficaram abaixo da média nacional de 8,8%, com 6,8%, enquanto pretos e pardos ficaram acima, com 11,3% e 10,1%, respectivamente.

A taxa de desocupação para pessoas com ensino médio incompleto chegou a 15,2%, enquanto para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 9,2%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (4,5%).

Fonte: Metro1

Next Post

Corpo de jovem cardinalense desaparecido é encontrado, e suspeito é preso

Qui Mai 18 , 2023
 Foi localizado o corpo do jovem Emanuel Oliveira Lima Leite desaparecido e um suspeito identificado como professor Joseval, foi detido pela Polícia Civil. Na noite desta quarta-feira, o homem foi preso sob a acusação de assassinar o jovem em Cardeal da Silva. Ele confessou o crime e conduziu os policiais até o local onde o corpo […]

Postagens