Prefeitura de Alagoinhas reinaugura Unidade de Saúde da Família de Boa União completamente requalificada

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Após concluir requalificação completa da Unidade de Saúde da Família de Boa União, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), reinaugurou, nesta quarta-feira (03), o espaço que conta com nova estrutura física e ampliação de serviços. A unidade que atende à 17 comunidades locais, ganhou também uma ambulância.

Para a reforma e ampliação da unidade de saúde foram investidos 350 mil reais através de recursos próprios e do Contrato Organizativo de Ação Pública de ensino-Saúde (COAPES). Com a requalificação total, foi adquirida uma nova estrutura, pintura interna e externa, reparo no telhado, instalação e restauração de mobiliário antigo e aquisição de novos, além de revisão da parte elétrica e hidrossanitária.

A unidade de saúde agora conta com consultórios médicos, consultórios de enfermagem, consultórios de odontologia, sala de vacina, sala de curativo, sala de acolhimento e triagem, sala de procedimento, farmácia, além de recepção, banheiros, copa, almoxarifado, área administrativa e depósitos.

Dona Maria de Lourdes de Jesus, presidente da Associação Remanescente Quilombola do Oiteiro, comemorou a nova aquisição. “Essa obra é de uma importância muito grande porque é um posto médico que vai atender a toda à população. A comunidade ia ter que se deslocar para a sede de Alagoinhas, e agora tendo essa unidade aqui, não vai mais. Essa é a melhor coisa que aconteceu: ter um posto de saúde aqui, no nosso distrito”, comemorou.

Para a secretária de Saúde, Laína Passos, as melhorias fazem parte de um conjunto de ações que têm como prioridade a qualificação da Atenção Básica no município. “Já no início do mês de maio estamos entregando mais uma obra da Secretaria Municipal de Saúde e dessa vez no distrito de Boa União. A comunidade está ganhando uma unidade novinha, totalmente requalificada, onde será ofertado diversos serviços da atenção primária à saúde, mas também diversos outros serviços especializados, além de coletas de exames laboratoriais e exames de imagens. Isso demonstra o compromisso da gestão com a saúde da população”, explicou.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, ressaltou a iniciativa de contemplar as comunidades rurais com serviços acessíveis. “Como as comunidades da zona rural têm maior dificuldade ao acesso a serviços da saúde, a idéia da secretaria, enquanto planejamento, foi justamente investir na reestruturação desses pontos específicos, contemplando as comunidades da zona rural com reformas e realizações que assegurem o atendimento de qualidade à população”, afirmou.

O gestor também anunciou, durante à ação, a reinauguração da Unidade de Saúde da Família de Riacho da Guia, e as próximas ordens de serviços a serem assinas que serão a construção das unidades de Urbis 3, Sauípe e Alagoinhas 4, em Alagoinhas velha.

Estiveram presentes os secretários de Governo João Rabelo, de Comunicação Márcio Gomes, o chefe de gabinete Raimundo Queiroz, o presidente da Câmara de Vereadores José Cleto, e os vereadores Godi Luxo, Márcio da cavada e Professor Arão.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Câmara aprova projeto que derruba mudanças feitas por Lula sobre saneamento

Qui Mai 4 , 2023
Esta é a primeira derrota do presidente Lula na Câmara Por 295 votos a 136, os deputados aprovaram nesta quarta-feira (03) o Projeto de Decreto Legistaltivo (PDL) que derruba as mudanças feitas pelo governo federal no Marco do Saneamento. Esta é a primeira derrota do presidente Lula na Câmara. O texto agora segue para o Senado. […]

Postagens