Profissionais da educação participam da II Formação para Formadores do programa Educar pra Valer

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

A Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas (SEDUC) segue investindo em formações para profissionais da educação como forma de aperfeiçoar métodos, socializar desafios, compartilhar resultados e alavancar os índices de aprendizagens e da proficiência leitora, escritora e em matemática dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Por esta razão é que Alagoinhas sediou o segundo Encontro de Formação para Formadores 2023 do Programa Educar Pra Valer-EPV. O evento educacional ocorreu nos dias 18 e 19 de abril no Plaza Hotel e contou com a presença da Coordenação do EPV, dos formadores de Língua Portuguesa e Matemática da consultoria Lynceum/EPV, dos articuladores e formadores do Programa dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Mata de São João e Simões Filho.
Foram dois dias de formação intensa e contou com a participação de, aproximadamente, 40 profissionais da educação de quatro municípios, cuja pauta técnica e reflexiva voltadas para os resultados das avaliações diagnósticas, das intervenções pedagógicas para elevar os índices de aprendizagens, além de ratificar o acompanhamento escolar in loco aos professores com a finalidade de firmar parcerias em prol da qualidade da educação pública municipal e garantir o direito de aprendizagem a todos os estudante.
Segundo a diretora de Ensino e Apoio Pedagógico, Suyane Pinho, o foco é fortalecer nossas ações a partir das trocas de experiências com formadores das redes participantes do Programa Educar pra Valer, e com , aperfeiçoar o trabalho de formação e acompanhamento escolar, por serem institucionalizadas na Rede de Alagoinhas. Além disso, acreditamos que a formação e o acompanhamento escolar contribuem com a elevação dos indicadores de aprendizagens do município e se constituem como pilares para o desenvolvimento de uma escola eficiente e eficaz.
“O evento educacional visa fortalecer a política de formação continuada ofertada pela SEDUC, com vistas a alavancar a proficiência leitora, escritora e em matemática de nossos estudantes que são o foco de todas as nossas ações. Nestes dois dias tivemos formação de Língua Portuguesa e Matemática voltadas para os Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Durante a formação discutimos as metodologias e as habilidades dos componentes curriculares, analisamos ações e estratégias para buscarmos atingir as metas do SABE e SAEB que são, respectivamente, a avaliação externa do estado da Bahia e a avaliação externa federal, responsáveis por gerar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, explicou a diretora.
O secretário de Educação Gustavo Carmo, ressaltou que o investimento em formação é parte fundamental dos avanços em educação. “As políticas de formação da Secretaria Municipal de Educação são constantes. Elas acontecem a todo momento com a periodicidade que atenda cada necessidade da pasta e do conteúdo a ser levado aos profissionais da educação. Estamos formando a nossa própria equipe de formadores dos Anos Iniciais que era uma iniciativa almejada pela gestão municipal, mas só foi possível concretizar esta ação a partir da parceria com o Programa Educar pra Valer”.

O evento contou, também, com a participação da coordenadora estadual do EPV na Bahia, Silvia Monteiro, que destacou o comprometimento de Alagoinhas com a educação. “Estamos em um trabalho de fortalecimento das equipes de formadores municipais. Esse é o encontro regional onde estão participando todos os municípios desse território que são acompanhados pelo programa Educar pra Valer e Alagoinhas foi escolhida para sediar esse encontro, porque é um município que já está no programa desde 2019 e demonstra um caminho bem consolidado. Aqui é uma semente para política de formação do município ir se fortalecendo e conseguir se converter em bons resultados de aprendizagem das crianças”, concluiu.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

SESAU realiza cirurgias de Catarata e Pterígio em Alagoinhas

Qui Abr 20 , 2023
A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), em parceira com a Santa Casa de Misericórdia deu início a uma programação especial para atender à demanda reprimida por cirurgias de Catarata e Pterígio em Alagoinhas. Os procedimentos foram iniciados na última segunda-feira (17), por meio da convênio Mais Saúde. Os pacientes atendidos […]

Postagens