Abril Azul: Semana de Conscientização sobre o Autismo será realizada nas unidades do CRAS

Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira, 24 de abril, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), dá início à Semana de Conscientização sobre o Autismo. A iniciativa faz parte  do Abril Azul e tem o apoio da Clínica CRIAR.

De acordo com o coordenador de Diversidade Social da SEMAS, Edvan Souza, o propósito é levar essa conscientização de uma forma dinâmica, com oficinas terapêuticas  próximas da realidade dos usuários do CRAS. “Com o apoio da CRIAR, iremos realizar essas oficinas de forma prática, para que elas também possam ser realizadas dentro dos lares das famílias que possuem crianças ou jovens com autismo.  São práticas com  baixo custo, que utilizam materiais que as pessoas possuem em suas casas, mas que ajudam muito no desenvolvimento das habilidades”.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por uma série de condições que provocam dificuldades de interação social, com comprometimento da linguagem e da comunicação, além do interesse restrito por certas atividades, que o paciente realiza de forma repetitiva. Os sinais iniciais aparecem nos cinco primeiros anos de vida e se estendem até a vida adulta.

Os níveis do transtorno variam. Enquanto algumas pessoas conseguem levar uma vida independente, outras possuem sérios agravantes, comprometendo a vida social de quem tem o TEA. Na maioria dos casos, o Transtorno do Espectro Autista é acompanhado de outras condições, como epilepsia, depressão, ansiedade e Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Confira o cronograma:

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Aos 21 anos, filha de Michelle Bolsonaro ganha cargo de confiança no governo de SC; salário é de R$ 13 mil

Qui Abr 20 , 2023
No mês passado, Renan Valle Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente Bolsonaro, também foi nomeado por um político catarinense Filha da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Letícia Firmo da Silva, de 21 anos, foi nomeada para um cargo de confiança no governo de Santa Catarina. A nomeação foi assinada pelo governador Jorginho Mello (PL), no cargo de assistente de gabinete […]

Postagens