Animais domésticos são vítimas de envenenamento em Alagoinhas

Um cachorro da raça pincher e uma felina foram vítimas de envenenamento.

Foto: Divulgação

Dois animais domésticos foram vítimas de envenenamento no bairro Jardim Petrolar, em Alagoinhas.

De acordo com informações da organização sem fins lucrativos, Miaualimenta, o primeiro caso correu na sexta-feira (31), onde um cachorro da raça pinscher foi encontrado sem vida e no dia seguinte, sábado (1º), uma felina também foi encontrada com sinais de envenenamento.

Segundo uma das tutoras dos animais, foi encontrado próximo ao local, um pedaço de carne com veneno.

Abril Laranja

A prefeitura de Alagoinhas iniciou campanha de prevenção e combate à crueldade com os animais; é o Abril Laranja.

Haverá palestras educativas, pontos para adoção responsável e para doação de itens para animais em situação de acolhimento, campanha de vacinação e exposição de grupos protetores de animais. A iniciativa conta com o importante apoio da vereadora Luma Menezes, que destinou emenda de R$20.000 para a realização da campanha.

Crime

O Abril Laranja é embasado em leis que protegem os animais e que consideram crime ações de crueldade e maus-tratos. Tanto a Lei Federal de Crimes Ambientais (9.605/1998) quanto a Lei Municipal 2.463/2019 descrevem as práticas que configuram maus-tratos aos animais e impõem penalidades aos que os praticam. As penas podem ser de multas, reclusão por até cinco anos, e proibição de guarda.

É importante salientar que os maus-tratos contra animais não se configuram apenas como agressão física. De acordo com a legislação, qualquer ação que coloque em risco a integridade física e/ou emocional do animal é considerada como maus-tratos.

Fonte: Alagonews

Next Post

Governo federal deve propor novas regras para gastos obrigatórios

Dom Abr 9 , 2023
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad diz que assunto ainda será discutido Novas normas para o crescimento das despesas obrigatórias e vinculações orçamentárias – despesas que são atreladas a um piso ou ao crescimento das receitas – devem ser assunto de discussão no governo federal nos proximos meses. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu normas “mais […]

Postagens