Remédios ficarão até 5,6% mais caros a partir de abril no país

Estimativa é do Sindusfarma; definição do Cmed será na 6ª e representará 2ª recomposição em 7 Estados só neste ano

Foto: Reprodução

Os remédios podem subir 5,6% a partir de abril. É o que mostra levantamento divulgado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) nesta segunda-feira (27/3).

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se reúne nesta sexta-feira (31/3) para definir o reajuste no preço dos medicamentos no país.

Os novos valores são definidos com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até fevereiro de cada ano. “Esse índice de reajuste repõe as perdas com a inflação e os aumentos de custos de produção. Segundo o IBGE, a inflação acumulada do período março/22 a fevereiro/23 é de 5,60%”, explica o Sindusfarma.

O sindicato definiu o último ano como “atípico” para a indústria farmacêutica. “Numa frente, os efeitos persistentes da pandemia de SARS-CoV-2 afetaram a produção e impulsionaram os preços de IFAs; na outra, a Guerra da Ucrânia manteve os gastos com logística em patamares muito altos”, define.

Além do IPCA, o cálculo da Cmed também considera a produtividade da indústria farmacêutica (fator X) e custos de produção não captados pelo IPCA como variação cambial, tarifas de eletricidade e variação de preços de insumos (fator Y).

Em sete estados, este será o segundo reajuste no preço dos remédios do ano. Amazonas, Bahia, Paraná, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe estão entre as unidades da federação que aprovaram, em 2021, aumentos mo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre medicamentos, entre outros produtos. (Metropoles)

Next Post

STF debate retirada de conteúdos ofensivos da internet

Ter Mar 28 , 2023
STF debate retirada de conteúdos ofensivos da internet O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (28) uma audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet. O debate foi convocado pelos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, relatores de ações que tratam da responsabilidade de provedores na remoção de conteúdos com desinformação, disseminação […]

Postagens