IBGE confirma multa de até 10 salários mínimos para quem não responder o censo

IBGE começou a notificar quem ainda não respondeu ao levantamento. Cobrança é baseada em lei federal que obriga o cidadão a prestar informações estatísticas.

Foto: Reprodução

Quem não responder ao Censo estará sujeito a multa que pode chegar a até 10 salários mínimos. Apesar de ter previsão legal para a aplicação, o superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Edson Roberto destaca que a possibilidade existe, no entanto, espera que todos possam responder ao formulário que baseará o recenseamento demográfico.

Roberto pontua que a fase de coletas foi encerrada mas que aproximadamente 4% dos domicílios goianos não responderam o formulário. Os recenseadores então, estão indo a estes locais onde moradores num primeiro momento recusaram responder às questões ou mesmo que não foram encontrados.

“Estamos num momento de aprimoramento da qualidade, revisando as espécies de domicílios e sobretudo, retornando aos domicílios de não-entrevistas. O objetivo não é multar ninguém”, explica. “A gente tem a previsão legal de até 10 salários mínimos de multa para quem não responder o Censo”, pontua.

No entanto, Edson reforça que o objetivo no atual momento é de alertar à população sobre a possibilidade da multa. “Sobretudo, de dar mais uma oportunidade para que todos respondam o censo aqui em Goiás”, destacou.

Fonte: Diário de Goias

Next Post

Governo da Bahia divulga resultado de mais uma etapa do concurso público da Educação

Dom Mar 19 , 2023
Resultado divulgado neste sábado (18) é provisório e referente à 3ª etapa do concurso O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), divulgou, no Diário Oficial deste sábado (18), os resultados provisórios da 3ª etapa do concurso público da Secretaria da Educação do Estado para professores e coordenadores pedagógicos. Esta etapa se refere […]

Postagens