Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite morre aos 68 anos

O ex-jogador lutava contra um câncer no intestino desde 2021

Dinamite foi o jogador que mais vezes atuou com a camisa cruzmaltina, em 1.110 vezes – Foto: Daniel Ramalho | Vasco da Gama

O ex-jogador Roberto Dinamite morreu na manhã deste domingo, 8, aos 68 anos. O maior ídolo da história do Vasco da Gama lutava contra um câncer no intestino desde 2021. Ainda não há informações sobre o enterro e sepultamento do craque brasileiro.

O ídolo do clube carioca foi o jogador que mais vezes atuou com a camisa cruzmaltina, em 1.110 vezes. Ele também é o maior artilheiro do Vasco com 708 gols. Em São Januário, o recorde também é dele, tendo marcado 184 gols no estádio. Das 22 temporadas como jogador, 21 foram defendendo a Cruz de Malta.

Dinamite nasceu em 1954 e é natural da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Começou nas categorias de base do Vasco em 1969, aos 15 anos, e aos 18 chegou ao profissional do clube carioca. Na infância, Roberto Dinamite era carinhosamente apelidado como “Calu” quando ia disputar peladas de bairro.

Em 2021, comemorando o 50º aniversário do primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, o clube lançou uma campanha de financiamento coletivo para confecção da estátua do ídolo em São Januário. No dia 28 de abril de 2022, em um evento que fazia parte das séries de homenagens pelo aniversário de Roberto, o Vasco inaugurou a estátua no gramado do Caldeirão.

Marcas da carreira*:

– 1.110 jogos pelo Vasco da Gama (jogador que mais vestiu a camisa do Clube)

– 708 gols pelo Vasco da Gama (maior artilheiro da história do Clube)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols)

– Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)
*Fonte: Vasco da Gama

Entre seus títulos, o craque acumula dois Campeonatos Brasileiros e seis Campeonatos Cariocas. Dinamite também tem curtas passagens por Barcelona, Portuguesa e Campo Grande, do Rio de Janeiro. Atuando pela Seleção Brasileira foram 47 jogos e 26 gols marcados.

Ainda com a Canarinho, o craque jogou a edição da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, marcando 3 gols e dando 1 assistência em 5 jogos. Também foi convocado para o Mundial de 82, disputado na Espanha, mas não entrou em campo durante a campanha do Brasil.

Político e presidente

Ao se aposentar dos gramados, o ex-jogador se lançou na política em 1992, quando conseguiu se eleger vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PSDB. Em 1994 chegou a ser eleito deputado estadual, e seguiu com quatro reeleições no cargo (1998-2010).

Com oposição a Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco, Roberto foi candidato à presidência do clube. Em 28 de junho de 2008 o conselho deliberativo o elegeu como o novo presidente. Ele conseguiu ser reeleito em 2011 e permaneceu no cargo até 2013.

Nas redes sociais, o Vasco da Gama publicou uma mensagem despedida ao ídolo. “É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz”, diz o comunicado.

Fonte: AT

Next Post

Bolsonaristas furam bloqueio e invadem o Congresso Nacional em Brasília; vídeo

Dom Jan 8 , 2023
Vestidos de verde e amarelo, bolsonaristas entraram em confronto com Policia Militar, na capital do país, neste domingo (8/1) Bolsonaristas invadiram neste domingo (8/1) o Congresso Nacional, em Brasília. Inconformados com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) clamam por uma intervenção militar no país. Manifestantes, […]

Postagens