Com muita fé e devoção, fiéis lotaram a Catedral de Santo Antônio para a posse do novo bispo diocesano de Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

A Catedral de Santo Antônio, em Alagoinhas, lotou de fiéis, religiosos, políticos e figuras importantes da cidade para a posse do quarto bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Francisco de Oliveira Vidal, neste sábado (17). No interior e na parte externa, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes. A cerimônia foi conduzida pelo Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

Assumindo como quarto bispo diocesano de Alagoinhas, Dom Francisco de Oliveira Vidal foi nomeado bispo diocesano de Alagoinhas pelo papa Francisco no dia 27 de setembro deste ano, e sucede Dom Paulo Romeu, nomeado bispo da diocese de Jequié, pelo papa Francisco, em janeiro de 2021. Antecederam a Dom Paulo Romeu, no governo pastoral da diocese de Alagoinhas, Dom José Cornelis (1978-1984) e Dom Jaime Mota (1984-2002).

O novo bispo afirmou que quer continuar o trabalho que a Diocese de Alagoinhas já vinha realizando. “Ao receber o seu quarto bispo nós queremos continuar, porque a história já está acontecendo, uma história de fé, uma história de comunhão, de participação, de missão, de diálogo. Esta é a marca que eu trago no meu coração. Desejo sincero que a igreja diocesana de Alagoinhas seja a expressão da comunhão, participação e missão”, declarou Dom Vidal.

O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, que prestigiou a cerimônia, comemorou esse momento histórico. “Dia especial para Alagoinhas. Tivemos a posse do nosso novo bispo com uma homenagem muito bonita para todos e muitos exercícios de fé feitos por toda a comunidade alagoinhense. Um evento religioso, extraordinário que consagra ainda mais o público religioso da nossa cidade e da nossa região”, disse o gestor.

A celebração, que ocorreu com a leitura da bula papal e a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo, teve apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo ( SECET), que contribuiu com toda a logística para que o evento acontecesse, desde a estrutura, sonorização, segurança por meio da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito organizando o fluxo de carros, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito, além da presença da Polícia Militar.

A cerimônia contou com a presença do padres da Diocese de Alagoinhas; bispos do Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a qual a diocese de Alagoinhas compõe; o Cardeal Metropolita, o Cardial arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha; bispos e padres de dioceses do estado de Minas Gerais. Também estiveram presentes caravanas de outras dioceses e de Governador Valadares, diocese onde Dom Vidal atuou por mais de 30 anos.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Rui Costa confirma que governo Lula terá 37 ministérios

Dom Dez 18 , 2022
Rui anunciou que voltarão a existir os ministérios da Pesca, Cidades e Esporte Futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) confirmou, neste sábado (17), que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios. A informação foi dada durante conversa com jornalistas, após reunião entre o atual governador baiano, Lula, […]

Postagens