SEMAG realiza capacitação de técnicos para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Foto: Divulgação

Após a assinatura do termo de adesão à a Rede do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Rede CAF), o novo sistema para registro que está substituindo, gradativamente, a Declaração de Aptidão Produtiva (DAP), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), deu início, nesta sexta-feira (04), à  capacitação dos técnicos que irão realizar o atendimento, na secretaria, para emissão do novo documento aos agricultores.

Realizada na própria SEMAG, a capacitação, que segue até o dia 21 de novembro, faz parte do cronograma do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( MAPA).  As aulas ocorrem de forma on-line, com conteúdos voltados para o desenvolvimento das atividades de gerenciamento do CAF, disponibilizados pelo ministério.

De acordo com a SEMAG, a previsão para o início do cadastro dos agricultores pelo município é a segunda quinzena de dezembro deste ano.

O CAF será utilizado pelo poder público como fonte oficial de informações para o acesso dos produtores a ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar. Entre outros benefícios, o sistema possibilita a   identificação de todos os membros que compõem as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), inclusive os menores de idade, superando o limite atual de apenas dois titulares na DAP, permitindo, assim, que se obtenha um retrato mais amplo e real do campo.

Outro destaque é que o CAF valerá como instrumento de verificação da atividade de agricultura familiar para fins de aposentadoria rural.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Novembro Negro: Começam as visitas técnicas para garantir isenção tributária aos templos religiosos de matriz africana de Alagoinhas

Sex Nov 4 , 2022
Nesta semana, a política pública que garante isenção tributária aos templos religiosos de matriz africana de Alagoinhas começou a ser implementada, com a visita técnica, no dia 1° de novembro, ao Unzó de Dincundá Ninsalunda Keuáze, feita pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Coordenação de […]

Postagens