Novembro Negro: Começam as visitas técnicas para garantir isenção tributária aos templos religiosos de matriz africana de Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca

Nesta semana, a política pública que garante isenção tributária aos templos religiosos de matriz africana de Alagoinhas começou a ser implementada, com a visita técnica, no dia 1° de novembro, ao Unzó de Dincundá Ninsalunda Keuáze, feita pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio da Coordenação de Políticas Promoção da Igualdade Racial. Essa ação faz parte do trabalho de fortalecimento das ações do Novembro Negro da SEMAS.

A partir de agora, o protocolo assinado pelo prefeito Joaquim Neto em 02 de dezembro de 2021 passa a vigorar de maneira efetiva, começando pelo terreiro sob a responsabilidade do Bàbálórìsà Ney Lucas Coelho de Andrade e a Mametu Joana Bárbara Gomes Coelho.

“Estamos garantindo a aplicação de um Direito conquistado, no progresso das políticas públicas para a população negra em nosso município. Isso é possível graças ao Mapeamento dos Terreiros, realizado pela SECET e pela SEMAS, que identificou cada uma dessas comunidades, em decorrência do Decreto Nº 4939/2018”, esclareceu o chefe do Executivo, Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

O resultado do mapeamento foi a identificação e registro de 103 templos, que obtiveram o reconhecimento enquanto organizações religiosas para fins jurídicos, administrativos e sociais. Foram levados em consideração as localizações, aspectos territoriais, identidade étnica, autodefinição e ancestralidade.

A ação também tem o intuito de trazer visibilidade à história dos povos de terreiro e possibilitar que o poder público atue de forma mais eficaz na elaboração de políticas de preservação e no combate à intolerância religiosa.

Divulgação SEMAS

Arquivo SECOM/ Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Sexta-feira é marcada por ações de saúde em Alagoinhas

Sex Nov 4 , 2022
Os alagoinhenses tiveram uma sexta-feira (04) cheia em Alagoinhas. É que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) promoveu diversas ações voltadas para a saúde: Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal e o início das ações do Novembro Azul. No pátio da Prefeitura, das 08h às 12h, foi realizada uma ação para […]

Postagens