Alagoinhas realiza 1ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador

Foto: Roberto Fonseca – SECOM

Na sexta-feira (21) e sábado (22), Alagoinhas recebeu, pela primeira vez, um campeonato oficial de marcha do Cavalo Mangalarga Marchador. Promovido pelo  núcleo baiano dos criadores da raça, a 1ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador foi realizada no Parque de Exposições Miguel Fontes e teve a Prefeitura como principal parceira, garantindo o espaço e toda a infraestrutura necessária.

Sucesso em qualidade e participação, o evento atraiu criadores de mais de 10 cidades, incluindo Feira de Santana, e reuniu 120 exemplares da raça, que participaram de competições, de acordo com cada categoria, tendo como árbitro Fabiano Bitencourt. Bem pontuado, o animal tem seu valor de mercado muito valorizado e pode participar do campeonato nacional a ser realizado ano que vem, em Belo Horizonte, evento considerado a “Copa do Mundo do Mangalarga Marchador”.

Com origem em Minas Gerais, e atualmente maior raça da América Latina, e com peso extremamente significativo na economia brasileira devido à sua versatilidade, por ser dócil, é usado para cavalgadas, no campo, é valorizado pela sua força e conforto.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o setor tem um crescimento médio de 10% ao ano de criadores e negócios, com geração de milhões de empregos em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Criador do Haras Sauípe, e membro da Comissão Organizadora do núcleo baiano, Geraldo Melo elogiou a iniciativa da gestão municipal de incentivo ao setor e enalteceu a importância do evento. “A raça está difundida no Brasil , e a Bahia, em especial, é o maior criatório de Marcha Picada do país, inclusive é referência na raça, sendo que a nossa região é onde ficam os maiores criatórios do estado, mas até então não existia um espaço aqui para promover o fomento desse negócio, que gera tanta renda e empregos para o estado. Então, Alagoinhas está preenchendo ‘uma lacuna’, que antes era somente ocupada pela capital e Feira de Santana, graças à visão do governo municipal , que trabalhou tanto para a articulação como em todas as melhorias necessárias para que a Copa pudesse ser realizada aqui, como por exemplo adequação das baias, e no quesito sanidade, o que torna o evento mais seguro” .


“ Nós fomos procurados pelos criadores de cavalo mangalarga marchador, e discutimos sobre uma parceria para a trazer a primeira copa marcha da raça, na cidade. Deu super certo e chegou em ótimo momento, uma vez que um dos principais focos da gestão da Secretaria de Agricultura é o Parque de Exposições , que passará a se chamar ‘Parque de Exposições e Eventos de Alagoinhas’, onde já vínhamos fazendo diversos incrementos, como por exemplo, o início da construção da pista de vaquejada” , contou o titular da pasta de Agricultura, George Caboré.

“ A importância de Alagoinhas sediar o evento é muito grande, pelo polo regional que a cidade representa”, endossou o presidente do núcleo baiano e criador do Haras Taquari ,localizado em Conceição de Feira, Lucas Simões.

Além de ser responsável pela maior parte dos negócios no mercado de cavalos do país, a criação do mangalarga marchador também é reconhecida pelo trabalho filantrópico da Marchadores Pela Vida ( MPV), associação formada por criadores da raça e estruturada com apoio da Associação Brasileira, que viabiliza a arrecadação de fundos para ajudar que instituições filantrópicas com projetos bem direcionados realizem atendimento com excelência para pacientes em situações de vulnerabilidade como é o caso do Hospital Martagão Gesteira, na Bahia.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no interior da Bahia

Ter Out 25 , 2022
A vítima foi encontrada sem roupas em um terreno baldio Um homem de 30 anos, conhecido como “Cocão”, foi preso em flagrante pelo assassinato da jovem de 23 anos, identificada como Giselle Sousa Santos. Segundo informações da Polícia Civil, ele foi localizado numa região de mata, próximo ao local da ação violenta, por investigadores da Delegacia […]

Postagens