Prefeitura de Aramari descarta caso suspeito de varíola dos macacos

As amostras apresentaram resultado não detectável para o vírus. O paciente encontra-se com catapora.

Foto: Reprodução

Depois de informar durante a tarde desta quarta-feira (10) que um caso suspeito de varíola dos macacos estava sendo investigado em Aramari(BA), a prefeitura confirmou, cinco horas depois, que o caso já havia sido descartado.

Segundo a primeira nota publicada pela prefeitura por volta de 12h, o caso suspeito de varíola do macaco era de um morador que reside na zona rural do município.

Já em uma segunda nota, publicada por volta de 18h, a Secretaria de Saúde informou que foi descartado laboratorialmente pelo LACEN – Laboratório Central, o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) no município.

As amostras apresentaram resultado não detectável para o vírus. O paciente encontra-se com catapora.

Até o momento, a Bahia registra 25 casos confirmados para monkeypox, sendo 17 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 166 suspeitos.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte: Se Liga Alagoinhas

Next Post

Aramari registra um caso suspeito de varíola do macaco

Qua Ago 10 , 2022
Nesta quarta-feira(10), o Município de Aramari registrou um caso suspeito de varíola do macaco. A informação foi divulgada através da Secretaria Municipal de Saúde, a qual enfatiza que o momento é de cuidado. Vale ressaltar que as unidades de saúde de Aramari estão preparadas para conduzir os casos suspeitos da doença. Ainda de acordo com a […]

Postagens