Começam os festejos para São Pedro dentro do São João de Alagoinhas 2022

Foto: Roberto Fonseca

O dia de São Pedro é comemorado nesta quarta-feira, 29 de junho, mas as homenagens ao patrono da igreja católica começaram na noite de terça (28), no distrito de Boa União . Promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), a festa integra a programação do São João de Alagoinhas 2022 e alimenta a tradição na Zona Rural.

Foto: Roberto Fonseca

Ela também movimenta a economia, por meio da contratação de bandas locais e aumento o lucro dos ambulantes, como o da quituteira Marta Moraes, que vende acarajés em seu tabuleiro. Ela confessou que os festejos juninos contribuíram para a realização de um sonho, que  ainda guarda em segredo. “E vai me ajudar muito mais, pois eu sei que estou na luta e na fé. Essas festas ajudam a pagar minhas contas e realizar meus sonhos. Tive um ano muito especial, glória a Deus! E muito obrigada ao prefeito Joaquim Neto por isso, que somou muito”.

Foto: Roberto Fonseca

O cantor Tássio Gabriel, natural de Riacho da Guia – onde as festas de São Pedro acontecem na sexta (01) e no sábado (02) – foi uma das atrações em Boa União. “É minha primeira vez tocando aqui. A gente percebe que o povo está dançando e se divertindo. Bom demais isso!”. Ele ainda disse que a volta das festas públicas, após 2 anos de pandemia “é muito importante, tanto para os artistas, quanto para a população. As pessoas precisam do comércio e o povo em si gosta da tradição nordestina. O retorno está sendo bom demais, com a valorização por parte da Prefeitura e também dos contratantes particulares”.

Foto: Roberto Fonseca

Morador de Boa União “desde que nasceu”, o jovem Irailton dos Santos Júnior, que em 23 anos, aproveitou bastante a noite. “Desde que eu me conheço por gente existem os festejos juninos. É nossa tradição. É bom que aconteça sempre para que o pessoal venha para o interior a fim de conhecer a nossa cultura”.

Segundo informou o coordenador distrital Claudemir Paixão, a segurança da festa foi formada por 9 policiais militares e 3 guardas municipais. Uma base de Saúde também foi montada na sede administrativa do distrito, mas não houve ocorrências.

As comemorações de São Pedro continuam nesta quarta (29), em Boa União e na comunidade de Calu, cujo santo que detém as chaves do céu, conforme a crendice popular, é o seu padroeiro.

Fotos: Roberto Fonseca

Confira o restante da programação:

 

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Obra do Hospital Materno-Infantil chega a mais de 30% da construção em Alagoinhas

Qua Jun 29 , 2022
A construção do novo Hospital Materno- Infantil de Alagoinhas continua avançando e chega a mais de 30% de sua conclusão. A previsão é que o equipamento seja entregue até o final de dezembro de 2022. Contando com mais de 54 novos leitos para a cidade, a unidade terá capacidade para realizar procedimentos de média e alta […]

Postagens