Alagoinhas: Hospital Regional Dantas Bião realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

Foto: Divulgação

O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizou na última quarta-feira (27) a primeira cirurgia por videolaparoscopia. Esse é o início de mais uma etapa de avanços na saúde dos pacientes de Alagoinhas e região.

O procedimento de colecistectomia, retirada da vesícula biliar, foi realizado na paciente G.M.S de 31 anos. O cirurgião Mateus Serapião explica que em comparação com a cirurgia tradicional, na cirurgia de videolaparoscopia, os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto e têm menos cicatrizes com a cirurgia laparoscópica.

“Nas cirurgias por videolaparoscopia permite-se uma intervenção minimante invasiva, através de pequenos orifícios no abdômen, onde ocorre uma recuperação fácil e rápida do paciente”, explicou Serapião.

A diretora médica da unidade Flávia Barbosa reforça que o equipamento permite que sejam feitas apenas pequenas incisões, de apenas um centímetro de diâmetro, por onde passam a microcâmera e as pinças, assim, os riscos de complicações para o paciente são muito menores.

“Agradecemos a faculdade Estácio de Sá pela doação do equipamento de videolaparoscopia porque chega mais um avanço muito importante para a saúde de Alagoinhas e região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes, que passam a ter uma recuperação mais rápida e diminui bastante o risco de infecção,” destacou.

Participaram da cirurgia: Dra. Bruna Bittencourt, Dra. Laysa, Dr. Mateus Serapião, Dr. Thiago Farias, anestesista Dr. Luis Teixeira e as enfermeiras Aline Moreira Moraes e Ylmara Anunciação Santos.

Entenda

A videolaparoscopia é uma técnica que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento, sendo esta última denominada videolaparoscopia cirúrgica. A videolaparoscopia é realizada com o objetivo de observar as estruturas presentes na região abdominal e pélvica e, caso haja necessidade, remoção ou correção da alteração.

Fonte: Ascom Dantas Bião

Next Post

Trabalhadores vão às ruas para lutar por direitos

Dom Mai 1 , 2022
Desemprego, informalidade e precarização do mercado de trabalho estão entre principais desafios Com quase 20% da força de trabalho – a partir dos 14 anos, e sem limite mais de idade – na busca por uma colocação profissional, a Bahia encerrou 2021 com a segunda maior taxa de desocupação do país (19,5%), só perdendo para Pernambuco […]

Postagens