Coelba realiza operação especial de verão e remove 220 gatos de energia litoral baiano

Técnicos da distribuidora percorreram 20 municípios neste mês e recuperaram energia suficiente para abastecer Imbassaí por um mês

Foto: Divulgação Neonergia Coelba

Uma operação especial da Coelba de combate ao furto de energia em cidades litorâneas neste verão identificou e removeu 220 ligações irregulares, o popular ‘gato de energia’.

Estiveram diretamente envolvidos na operação cerca de 265 profissionais da distribuidora – entre técnicos, eletricistas, analistas e engenheiros. Para aumentar a assertividade da ação, a Neoenergia Coelba utilizou tecnologias de redes inteligentes e modelagem estatística para mapear possíveis alvos. Com isso, foram recuperados 500 mil quilowatt-hora de energia, o suficiente para abastecer Imbassaí, famosa praia do litoral norte, durante um mês.

Foram fiscalizados, praticamente, todos os segmentos de consumidores. Os técnicos inspecionaram unidades residenciais, pequenos e grandes comércios e barracas de praia. Entre as unidades flagradas com ligação irregular estavam um colégio particular e a filial de uma loja de fast-food internacional em Salvador.

Crime e denúncias – A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal e insegura, a prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

Segundo a Coelba, o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Fonte: Metro1

Next Post

Governo da Bahia não vai exigir comprovante de vacinação para estudantes menores de idade

Sex Jan 28 , 2022
Rui Costa explicou que não pode exigir a vacinação para que estudantes menores de idades possam entrar nas escolas, porque decisão sobre imunização não cabe exclusivamente a eles. Estudantes menores de idade das escolas públicas na Bahia não terão comprovante de vacinação exigido para assistir as aulas, nas unidades. A informação foi divulgada pelo governador do […]

Postagens