Cadastro biométrico será obrigatório para renovar CNH de categoria B

Procedimento tecnológico passa a ser obrigatório para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da próxima terça-feira (1º/2)

Foto: Divulgação

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B — que inclui automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário — serão obrigados, a partir da próxima terça-feira (1), a fazerem a coleta biométrica. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou a mudança nesta quarta-feira (26).

Antes o procedimento era facultativo para esses condutores. Com isso, a identificação biométrica passa a ser exigida para todos os candidatos e condutores nos processos relativos à habilitação no DF. A autarquia começou a implantar a coleta biométrica em 4 de agosto de 2018 e, de forma gradativa, contemplou diversos processos relacionados à habilitação.

O cadastro biométrico é exigido para a renovação da CNH nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E. Segundo o Detran, a regularização também é obrigatória para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria.

Biometria
O procedimento de coleta e armazenamento da biometria (fotografia, assinatura e impressões digitais) é realizado para a identificação de candidatos e condutores. O objetivo é garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros.

A coleta biométrica é a etapa inicial, por isso, tanto o candidato à habilitação quanto o condutor que pretende renovar a CNH devem realizar primeiramente a identificação biométrica. Após o procedimento, podem prosseguir com as demais etapas dos processos de habilitação ou renovação.

O agendamento para a realização do serviço de coleta biométrica deve ser feito pelo site do Detran-DF (aqui), pelo Portal de Serviços (neste link) ou por meio do aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play.

Ao entrar no sistema, o usuário pode escolher o local e o horário que deseja realizar a coleta, e deve comparecer, sem atraso, no dia marcado, com um documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência.

Fonte: Correio Braziliense

Next Post

Centro Integrado de Assistência Social é entregue à população nesta quarta-feira (26), em Alagoinhas

Qua Jan 26 , 2022
Alagoinhas continua sendo destaque na área da Assistência Social, desta vez, com a entrega do CIAS – Centro Integrado de Assistência Social, inaugurado pelo prefeito Joaquim Neto nesta quarta-feira (26). Bem localizado, o novo equipamento público irá concentrar serviços, poupando tempo e garantindo dignidade e cidadania para a população que mais precisa. Situado ao lado da […]