MEC abre período de inscrição para o Programa de Bolsa Permanência 2022

Período de inscrições vai de 24 de janeiro a 28 de fevereiro

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, liberando a abertura de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) para 2022.

De acordo com o documento, o período de inscrição para as novas bolsas é de 24 de janeiro a 28 de fevereiro. O cadastro deve ser feito por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

Criado em 2013 com o objetivo de garantir a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade, o programa concede bolsas de permanência para alunos indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior. O valor das bolsas é de valor de R$ 900.

Para participar do Programa de Bolsa Permanência, o estudante deve cumprir os pré-requisitos de renda e étnico-raciais e enviar a documentação exigida no edital.

Desse modo, as instituições federais de ensino superior devem analisar a documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e aprovar o cadastro no SISBP. Conforme a portaria, os procedimentos devem ser feitos no período de 24 de janeiro a 31 de março.

De acordo com a portaria do MEC, a distribuição de vagas disponíveis está condicionada ao número de alunos matriculados e de alunos cadastrados no programa, por instituição, no término do exercício anterior.

Ainda de acordo com o documento, a Secretaria de  Educação Superior deve publicar em breve ato normativo específico com as regras técnico-operacionais e procedimentais necessárias ao programa e à abertura de novas inscrições no PBP. Veja a portaria na íntegra.

Fonte: Da Redação

Next Post

Policiais do Quarto Batalhão prendem homem em flagrante delito, apreendem arma de fogo e recuperam material roubado em Alagoinhas

Sáb Jan 22 , 2022
Na tarde desta sexta-feira (21), guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) prendeu um homem, logo após ter roubado um celular, e apreendeu uma pistola calibre 380, contendo doze munições. A ação aconteceu na Avenida Lourival Batista. Os Policiais foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) e no endereço indicado localizaram o suspeito, com […]

Postagens