Alagoinhas confirma cinco casos de ‘flurona’, infecção simultânea por Covid-19 e gripe

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Alagoinhas confirmou na última quinta-feira, 20, cinco casos de ‘flurona‘, a infecção simultânea por Covid-19 e gripe. Os casos ocorreram na zona urbana da cidade em 03 mulheres e 02 homens de 10 a 78 anos.

Dos 05 casos identificados, 03 pessoas foram sintomáticas, sendo que uma delas precisou ser internada e as outras duas cumpriram isolamento em casa. Já as outras duas pessoas foram assintomáticas. Ainda não se sabe qual variante do coronavírus causou as infecções, mas a da gripe foi a cepa H3N2 nos três casos, que ocorreram em Alagoinhas nas últimas semanas.

Sobre os números de casos registrados de Influenza, Alagoinhas hoje conta com 39 positivos no geral, 16 positivos de Influenza no Hospital Dantas Bião e 23 positivos em outros serviços. O município registra 02 duas mortes pela doença e nenhum paciente está internados. Também há 596 casos de Síndrome Gripal Não Especificada (sintomático).

O boletim epidemiológico divulgado pela SESAU mostra que o município possui 246 casos ativos da doença, 88 moradores aguardam resultados de exames, 03 pessoas estão hospitalizadas e 334 pessoas estão em monitoramento. Desde o início da pandemia, 25.931 moradores testaram negativo para COVID-19 e 327 óbitos foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde. 16.024 pessoas tiveram a recuperação constatada, após infecção pelo coronavírus.

O município tem intensificado as ações de conscientização da população para a importância das medidas sanitárias como o uso de máscaras, higienização das mãos e dos objetos, incentivando a não aglomeração, entre outros.

O termo ‘flurona’ é um termo criado pela imprensa através da junção dos nomes dos vírus causadores das infecções, o coronavírus e o influenza, para indicar a detecção das doenças na mesma pessoa. As implicações de ter casos simultâneos ainda não são conhecidas pela ciência.

Atendimentos no Gripário

Os testes de Covid-9 e atendimentos a sintomas gripais estão sendo feitos todos os dias na Unidade Gripária de Santa Terezinha. Durante o final de semana, o Gripário teve seu atendimento estendido ampliado para 12 horas/dia, para melhor atender as demandas da população. As Unidades de Saúde da Família também estão realizando testagens para o coronavírus.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas inaugura Centro Integrado de Assistência Social (CIAS)na quarta-feira (26)

Sex Jan 21 , 2022
No dia 26 de janeiro, Alagoinhas ganhará mais um equipamento público para melhor servir ao cidadão: o Centro Integrado de Assistência Social – CIAS, localizado ao lado da Secretaria de Saúde (SESAU), na Rua Milton José O. Da Silva/Centro. A inauguração ocorrerá às 9h, com a presença do prefeito Joaquim Neto e demais autoridades. O CIAS […]