Ambulante vende picolé em frente a gripário em Salvador e viraliza

Foto: Reprodução

Um homem resolveu vender picolé em frente a um gripário no bairro dos Barris, em Salvador, e viralizou nas redes sociais. O vídeo com a cena inusitada foi divulgado, nesta sexta-feira (17/12), pelo perfil do Instagram Comédia Baiana. A capital baiana registra inúmeros casos de gripe, o que tem deixado diversas unidades de saúde lotadas. Até o vocalista da Band Psirico, Márcio Víctor, se divertiu com o registro.

“Chupa quem quer (o picolé)”, escreveu o cantor que também publicou emojis de gargalhadas. Um outro internauta brincou e disse que era “picolé de gengibre”.

Agora, falando sério. Apesar das informações passadas de geração em geração de que os produtos gelados potencializam a gripe, o fato é que não há estudos que comprovem essa informação.

Especialista afirmam que a temperatura do corpo ou dos alimentos e bebidas ingeridos não interferem no percurso da doença, que é causada por um vírus que se espalha pelo organismo. Portanto, picolé não melhora nem piora o quadro. Abaixo o vídeo. Confira:

GRIPÁRIO REABERTO NO PAU MIÚDO

Mais uma unidade dedicada ao tratamento de síndromes gripais foi reaberta pela Prefeitura nesta sexta-feira (17). O gripário do Pau Miúdo, estrutura com capacidade para até 300 atendimentos diários e montada no Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, foi entregue esta manhã pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

O serviço tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, e conta com 12 leitos. Destes, dez servirão exclusivamente para observação clínica de pacientes com H1N1, H3N2 e Covid-19, dentre outros vírus gripais. Outros dois leitos são destinados à estabilização, estruturados para o atendimento de pacientes com agravamento do quadro clínico, oriundos dos leitos da própria unidade, com necessidade do uso de ventiladores pulmonar, monitores multiparâmetros e bombas de infusão. Além disso, a unidade é capacitada para realização de exames complementares, a exemplo de raio-X, laboratoriais e eletrocardiograma.

O prefeito destacou que a administração tem trabalhado, desde o início da pandemia, de forma a se antecipar aos acontecimentos. A estratégia envolve inauguração de equipamentos, realização de testes e promovendo atendimentos imediatos, de modo a evitar um colapso no sistema de saúde. “Hoje reabrimos o gripário do Pau Miúdo, já temos aberta a unidade dos Barris e vamos colocar em funcionamento os gripários da Ilha de Bom Jesus dos Passos e o de Pirajá. Depois disso, abriremos quantos mais forem necessários”.

Bruno Reis ressaltou também a importância da população se previnir contra a Covid-19. “Devemos insistir no uso de máscaras, testagem e na vacinação. Temos somente 58% da população vacinada contra a gripe, e a meta nacional é de 90%. Portanto, hoje iniciamos um mutirão para aplicar 80 mil doses de vacina e, para isso, vamos em busca da população, vacinando em diversos pontos da capital baiana: mercados, estações de transbordo, Prefeituras-Bairro, dentre outros”.

Outras funcionalidades – Com suporte de farmácia 24h, a unidade conta ainda com ambulância para atendimento dos pacientes que serão regulados para internamento na rede SUS Salvador. O gripário possui uma equipe de 75 profissionais de saúde, sendo 14 médicos, intensivistas plantonistas, dois médicos diaristas, 12 enfermeiros, um enfermeiro supervisor, 20 técnicos de enfermagem assistenciais, quatro maqueiros e quatro auxiliares de farmácia, dentre outros colaboradores.

Sobre a necessidade de se evitar sobrecarga no sistema, uma das preocupações apontadas pelo titular da SMS foi a semelhança entre os sintomas da gripe, Covid-19 e doenças causadas pelo Aedes aegypti, a exemplo de zika, dengue e chikungunya.

“São doenças que, em alguns casos, confundem o diagnóstico clínico. Mas estamos nos preparando para isso e dependemos muito do apoio da população. Para isso, é bom ressaltar que o uso de máscara ajuda no combate à disseminação da Covid e da gripe. Por isso, pedimos às pessoas que estão gripadas que, mesmo dentro de casa, utilizem a máscara como forma de proteção, pois há histórico de famílias inteiras contaminadas”.

Durante a apresentação, Léo Prates destacou ainda a importância do cidadão saber exatamente quais as atribuições de cada unidade de saúde, a fim de não sobrecarregar as unidades. Sendo assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pronto-atendimentos (PAs) são destinados a casos mais graves, como falta de ar e dor torácica. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as portas de entrada, destinadas a sintomas mais leves, a exemplo de coriza, dor de cabeça e garganta. Além disso, as Unidades de Saúde da Família (USFs) também entram para acompanhamento dos casos. No total, Salvador conta com 157 unidades de saúde e 18 UPAs.

Solidariedade – Lembrando a dificuldade econômica da população de baixa renda, o prefeito lembrou ainda que a administração municipal solicita que, se possível, cada cidadão que for se vacinar leve consigo um brinquedo para doação. “Além da Ação Salvador Solidária, de auxílio aos moradores das cidades atingidas pelas chuvas na Bahia, esta é mais uma campanha sendo realizada pela Prefeitura para conseguir presentear, neste fim de ano, as crianças carentes de nossa cidade”.

Fonte: Informe Baiano

Next Post

Salvador tem segunda morte confirmada por H3N2; vítima era idoso de 84 anos

Sáb Dez 18 , 2021
Já foram confirmados 170 casos de Influenza na Bahia Um idoso de 84 anos é a segunda vítima fatal da gripe H3N2 em Salvador. Ele era morador de Colinas de Periperi. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Salvador. O idoso teve febre, coriza e dispneia. Seu quadro de gripe evoluiu para Síndrome Respiratória Aguda Grave […]

Postagens