Bahia recebe 150 mil doses de vacina BCG após municípios enfrentarem desabastecimento

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Depois de alguns municípios enfrentarem desabastecimento de vacinas BCG, que protege contra tuberculose, a Bahia recebeu 150 mil doses nesta semana. Ao G1, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que a Coordenação Estadual de Imunização fez reiteradas solicitações ao Ministério da Saúde para que fossem encaminhadas novas remessas e só recebeu uma nova carga na quarta (1º), no fim do dia. A distribuição para os municípios foi iniciada nesta quinta-feira (2).

As remessas anteriores das vacinas, segundo a Sesab, foram enviadas pelo Ministério da Saúde em 29 de setembro (90 mil doses) e 7 de outubro (100 mil). Ambos os lotes tinham validade até 30 de novembro.

A reportagem destaca que o Ministério da Saúde, por sua vez, negou o atraso das vacinas e informou que ao longo de 2021 distribuiu 100% das doses solicitadas da vacina BCG para a Bahia. Disse também que não houve solicitação do insumo nos meses de março e outubro, além de que não há desabastecimento da vacina BCG no país, pois existe quantidade suficiente em estoque.

A vacina BCG protege contra a tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Impacto como este depende de alta cobertura vacinal, razão pela qual é tão importante que toda criança receba a vacina BCG.

Fonte: BN

Next Post

Alagoinhas: Projeto “SAMU Solidário” promove orientação e doação para gestantes

Sex Dez 3 , 2021
A prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Educação em Urgência, realiza a 5ª edição do Projeto SAMU Solidário, na Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As doações podem ser realizadas até o dia 17 de dezembro. Tendo como público alvo mulheres gravidas no terceiro trimestre de gestação, […]