OAB aprova projeto para tornar crime o exercício irregular da advocacia

Foto: Reprodução

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou uma proposta de alteração legislativa que será encaminhada ao Congresso Nacional para tornar crime o exercício irregular da advocacia. O objetivo é combater o exercício irregular da profissão, tornar mais duras as punições administrativas e modernizar os mecanismos de fiscalização em da propaganda de exercício ilegal da advocacia.

Segundo os conselheiros federais do órgão, a proposta feita pela Coordenação Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia é extremamente necessária e urgente, tendo em vista o grande crescimento da prática do exercício ilegal da advocacia, agravada por meio da utilização de plataformas digitais, criadas e mantidas por entidades não inscritas na Ordem e que oferecem serviços de assessoria/consultoria em diversas áreas, sobretudo Direito do Consumidor, Previdenciário e Tributário.

A OAB destaca ainda que esse tipo de comportamento tem prejudicado principalmente pessoas vulneráveis e mais suscetíveis a serem enganados, como idosos, aposentados e pensionistas.

Atualmente, somente estão previstos no Código Penal brasileiro como crimes o exercício irregular da medicina, odontologia e farmácia.

Classificação Indicativa: Livre

Next Post

Impresso ou digital? Candidatos do Enem dão preferência a versão impressa do exame

Dom Nov 14 , 2021
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 contará com duas modalidades, a impressa e a digital. Esse já é o segundo ano em que acontece as aplicações na modalidade digital do exame. Desta vez, no entanto, as duas versões irão acontecer nas mesmas datas  – 21 e 28 de novembro – e os itens das provas e […]

Postagens