Facebook vai desativar sistema de reconhecimento facial

A rede social excluirá os “modelos de reconhecimento facial” de mais de 1 bilhão de pessoas.

O Facebook anunciou nesta terça-feira (2) que vai encerrar o sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos, citando as crescentes preocupações da sociedade sobre o uso dessa tecnologia.

“Os reguladores ainda estão em processo de fornecer um conjunto claro de regras que regem seu uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial do Facebook, em um blog. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos de uso.”

A empresa, que na semana passada anunciou seu novo nome (Meta), disse que mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook optaram pela configuração de reconhecimento facial no site de mídia social. A rede social excluirá os “modelos de reconhecimento facial” de mais de 1 bilhão de pessoas.

A remoção será implementada globalmente e deve ser concluída até dezembro, disse um porta-voz do Facebook.

Tecnologia de reconhecimento de rosto é a mesma utilizada para sugerir marcações no Facebook — Foto: Divulgação
Tecnologia de reconhecimento de rosto é a mesma utilizada para sugerir marcações no Facebook — Foto: Divulgação

O Facebook acrescentou que sua ferramenta automática de texto alternativo, que cria descrições de imagens para pessoas com deficiência visual, não incluirá mais os nomes de pessoas reconhecidas nas fotos após a remoção do reconhecimento de rosto, mas funcionará normalmente.

A remoção do reconhecimento facial pela maior plataforma de mídia social do mundo ocorre em um momento em que a indústria de tecnologia enfrenta um acerto de contas nos últimos anos em meio a críticas de que a tecnologia poderia identificar falsamente as pessoas como parte de crimes ou favorecer rostos brancos em vez de pessoas de cor.

O Facebook também está sob intenso escrutínio de reguladores e legisladores sobre a segurança do usuário e uma ampla gama de abusos em suas plataformas.

Fonte: G1

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas realiza testagem para casos de Covid-19 nas escolas públicas

Qua Nov 3 , 2021
A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Vigilância Epidemiológica, lança nesta quinta-feira (04) o Projeto de “Vigilância ativa COVID-19 na rede pública de educação do município de Alagoinhas”, o Partiu Testagem nas Escolas. Com o objetivo de diminuir o risco de casos e surtos de COVID-19 na rede de educação. O […]

Postagens