Alagoinhas é destaque no estado pelo desempenho no programa “Educar pra Valer”

Foto: Roberto Fonseca- SECOM

Representantes do Programa “Educar pra Valer” e da Fundação Lemman estiveram reunidos durante esta quarta (20) e quinta (21), com gestores da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e educadores da rede, para olhar de perto o excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelas equipes do município, no que se refere ao atendimento às diretrizes do programa. A pauta dos dois encontros girou em torno da avaliação diagnóstica dos alunos do 2º e 5º e das intervenções que serão feitas na rede para avançar nos resultados pedagógicos até o final de 2021.

Ligado à Associação Bem Comum e financiada pela Fundação Lemann, o “Educar pra Valer” tem como objetivo prestar cooperação técnica gratuita para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio de boas práticas de gestão. O programa adota a experiência do município de Sobral – 1º colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país, e Alagoinhas tem obtido destaque entre as 5 cidades da Bahia que contam a iniciativa desde 2019. Naquele ano, além de Alagoinhas, Camacari, Vitória da Conquista, Eunápolis e Mata de São João também passaram a fazer parte do programa.

Desde que foi selecionada, a Prefeitura de Alagoinhas avançou na consolidação das equipes de formação local e de acompanhamento escolar, e este ano, saiu na frente, sendo a primeira entre as cinco, a avaliar as habilidades em fluência leitora, Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos do 5º ano, e a fluência leitora dos educandos do 2º ano. A partir dos resultados das avaliações realizadas em setembro, com o suporte do programa, os professores passaram por uma formação, que deu base para preparar um plano pedagógico específico visando a recuperação das possíveis perdas de aprendizagem que ocorreram ao longo do ensino remoto.

Para fortalecer o trabalho pedagógico na escola, também foi entregue todo material didático estruturado do programa para professores e estudantes, além de já terem sido realizadas todas as formações previstas, de professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares.

“Nosso trabalho é orientar os gestores e educadores no processo de análise dos resultados, para sabermos onde a escola está, qual a sua meta, e o que é preciso fazer para atingir essa meta. É importante ressaltar o trabalho sério, comprometido e de alinhamento de equipes que vem sendo desenvolvido aqui, e com isso, o desempenho de Alagoinhas no programa já é referência no estado. O foco é o aprendizado das crianças, promover o avanço nas proficiências em Língua Portuguesa, Matemática e Leitura, e estamos aqui para continuar apoiando”, pontuou a coordenadora estadual do “Educar pra Valer”, Silvia Monteiro.

“O programa chegou para somar às ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, e também tem contribuído para o fortalecimento da gestão administrativa e pedagógica da rede de ensino. São passos à frente para atender às demandas dos estudantes com um ensino de excelência, e alavancar os índices educacionais do município”, ressaltou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

” Alagoinhas ter sido incluída no “Educar pra Valer” foi um reconhecimento à prioridade que a Educação sempre recebeu em nossa gestão, e com essa oportunidade de conhecermos as metodologias aplicadas em Sobral, no Ceará, e adaptá-las para a realidade das nossas escolas, aliada a todas as ações importantes que vem sendo desenvolvidas pela SEDUC, alcançaremos com mais eficiência e brevidade, todas as metas que estabelecemos para termos a Educação que queremos para a nossa cidade”, declarou o prefeito Joaquim Neto, que participou, na quarta (20), de um almoço com os representantes do programa.

Fotos: Roberto Fonseca- SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Neste domingo(24) tem Ouvidoria nos Bairros em Santa Terezinha; diversos serviços serão oferecidos à população

Sex Out 22 , 2021
Neste domingo (24), a Ouvidoria nos Bairros estará no Loteamento Santa Terezinha. O projeto da Prefeitura de Alagoinhas, que aproxima a gestão municipal da população, oferecerá uma série de serviços gratuitos, das 7h às 13h. Os stands estarão montados na Rua São Rafael. Para participar da ação, basta escolher o serviço preferido e usufruí-lo, gratuitamente. O […]