Fraudes no Judiciário: mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nesta quinta na capital e interior da Bahia

foto: Divulgação

O Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpre três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas e Ribeira do Pombal nesta quinta-feira (16/9) em decorrência da segunda fase da operação que investiga fraudes em processos judiciais em trâmite no Poder Judiciário baiano, a operação ‘Inventário’.

A ação, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi iniciada em setembro de 2020 para investigar fraudes identificadas no bojo de processos judiciais em trâmite na extinta 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes da Comarca de Salvador, atualmente conhecida como 3ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos e Ausentes.

Os suspeitos seriam membros de uma organização criminosa formada por advogados, serventuários e particulares responsáveis por falsificação de documentos. Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim).

Até o momento, duas pessoas foram afastadas de suas funções públicas perante a Justiça baiana. O Gaeco apurou indícios da prática de crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude processual e uso de documento falso.

A Operação Inventário conta com o apoio operacional da Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e da Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional da Bahia.

Fonte: Aratu On

Next Post

WhatsApp testa no Brasil funcionalidade de indicação de negócios

Qui Set 16 , 2021
Recurso é, por enquanto, exclusivo para usuários paulistas O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou que a cidade de São Paulo foi escolhida para testar uma nova funcionalidade que permite localizar bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de empreendimento que usam a plataforma para fazer negócios. A novidade, que será testada exclusivamente no Brasil, será chamada Guia […]

Postagens