Alagoinhas: Escolas da rede municipal recebem material específico para a Educação Inclusiva

Foto: Roberto Fonseca – SECOM

Professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal receberam , na manhã desta quarta-feira (15), kits com materiais que serão utilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas. A entrega aconteceu no Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado – AMEEI, e contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Gustavo Carmo.

Por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, alunos que têm necessidades educacionais especiais nas classes comuns da rede têm recebido uma atenção especial para poderem estudar. O Programa, que funciona no contraturno das aulas, identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando as barreiras para a plena participação destes estudantes.

São diversos tipos de necessidades especiais como deficiência física, deficiência intelectual de diferentes níveis, alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA também de diferentes níveis, do mais severo ao mais leve, deficiência auditiva, entre outros laudos, e para cada aluno, há um olhar diferenciado sobre o trabalho pedagógico. O material é lúdico, colorido e plastificado, visando desenvolver diferentes habilidades nas crianças e adolescentes, ao estimular a concentração, coordenação, cálculo matemático e/ou a construção de texto.

Professora da Educação Inclusiva da rede há 15 anos, a pedagoga e professora de Sociologia, Ednilza Santos foi uma das docentes que receberam os materiais nesta quarta-feira. Para ela, que atualmente ensina na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal de Alagoinhas, o kit vai beneficiar bastante o seu trabalho e o desenvolvimento dos alunos. “Com esse material eu posso fazer tudo que diz respeito à aprendizagem do aluno, desde uma simples impressão a jogos. Trabalhamos muito com materiais reciclados, mas agora, com esse kit, teremos um outro aparato”, comemorou a professora.

“A entrega desses kits em uma prova viva de que essa gestão prioriza a educação, porque compreende que ela gera oportunidade. Precisamos olhar individualmente todos os alunos, não só os da Educação Inclusiva. Mas, especificamente, para os alunos da inclusão, com esse atendimento nas próprias escolas, e agora com o suporte da equipe multidisciplinar do AMEEI, avançaremos na formação com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela”, destacou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Alagoinhas: Novo decreto municipal libera eventos com até 500 pessoas

Qua Set 15 , 2021
Em novo decreto municipal, de nº 5.663/2021, a Prefeitura de Alagoinhas prorrogou as medidas vigentes no Decreto n° 5.644/2021, e liberou a realização eventos e atividades como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais privados, circos, parques, teatros, formaturas, passeatas e afins, e eventos privados com venda de ingressos, com presença de público de até […]

Postagens