Fila do INSS cresce e ultrapassa 1,8 milhão de pessoas

Número de processos em aberto subiu 0,6% entre abril e julho

Foto: Reprodução

A fila de processos em aberto no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cresceu 0,6% entre abril e julho deste ano. Ao todo, são 1.844.820 pessoas aguardando algum benefício previdenciário, segundo dados obtidos pelo Instituto Nacional de Direito Previdenciário (IBDP) e divulgados pelo G1.
O presidente do INSS, Leonardo Rolim, estaria com a cabeça a prêmio por não conseguir reduzir a fila de beneficiários. Ele assumiu o cargo no início do ano passado, quando a espera era de 1,3 milhão. Segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a insatisfação do governo cresce à medida que o tempo passa e a fila aumenta.

O vice-presidente do IBDP, Diego Cherulli, afirma que esse crescimento de pessoas aguardando entre abril e julho não deveria existir.

“O INSS fez esforços de reconvocar servidores aposentados e militares para o atendimento ao público, mas a medida tem se mostrado ineficaz. Precisam ser feitos mais concursos públicos para contratação de novos servidores”, disse ao G1.

A Previdência alega falta de pessoal. O déficit de servidores no INSS chega a 23 mil pessoas, segundo levantamento realizado pela Federação Nacional das Associações de Servidores da Previdência Social (Fenasps). O próprio INSS, inclusive, enviou um documento ao Ministério da Economia solicitando abertura de concurso para preenchimento de 7,5 mil vagas

Após a vitória na Justiça, o segurado adquire o diretio a receber os pagamentos retroativos. Encabeçam a lista dos atrasados os pedidos de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

Fonte: G1

Next Post

Patroa suspeita de agredir e manter babá em cárcere privado em Salvador deixa apartamento sob vaias e escoltada pela polícia

Sáb Set 4 , 2021
Raiana Ribeiro, de 25 anos, saltou do terceiro andar do prédio onde trabalhava, para fugir das agressões da patroa. Ministério Público do Trabalho apura trabalho análogo à escravidão. Melina Esteves França, suspeita de agredir e manter em cárcere privado a babá Raiana Ribeiro, de 25 anos, deixou o apartamento onde ela mora, no bairro do Imbuí, […]

Postagens